Acionista da Salsa, que partilhava com o irmão Filipe Vilanova e com a irmã Beatriz, António Vila Nova vendeu, em 2008, ao irmão, a sua posição na empresa especializada em vestuário de ganga – marca que foi, entretanto, absorvida integralmente pela Sonae em 2016.
Foi depois desse desinvestimento que António Vila Nova e a irmã, Beatriz, aliada também ao marido, António Martins Carneiro, investiram na compra da Cofemel, dona da Tiffosi, que estava então numa situação complicada. Os três acionistas conseguiram dar a volta ao negócio, pois, segundo disse o gestor em entrevista, “pegámos na empresa, demos-lhe uma orientação específica e fizemos uma boa gestão de stocks”. O empresário explicou ainda que a marca tem, no seu entender, os produtos certos, vendidos nos locais certos e com uma boa relação qualidade-preço.
António Vila Nova está na lista da Forbes dos portugueses mais ricos, com uma avaliação de cerca de 398 milhões de euros. Para este valor contribuem as suas importantes participações na Cofemel, dona da Tiffosi, e no Grupo Trofa Saúde.
A união de António Vila Nova e António Martins Carneiro, na sociedade VNC – Vila Nova Carneiro, vinha já de trás, desde o investimento conjunto no grupo Trofa Saúde, que surgiu em 1999 pela mão do irmão, José Vila Nova, médico, e ainda vice-presidente. Tendo como ponto de partida uma primeira unidade, a Casa de Saúde da Trofa, o grupo é hoje composto por 19 hospitais e clínicas privadas, sendo já uma rede de referência na área, e emprega cerca de dois mil funcionários.
Além da saúde, em acelerado crescimento, também a Cofemel contribui cada vez mais com uma relevante parcela da fortuna familiar. A marca Tiffosi conta já com 90 lojas próprias em Portugal, Espanha e Luxemburgo, e está presente em 26 países através de uma rede de 2.500 pontos de venda multimarca. O grupo detém ainda a marca de vestuário e acessórios Vila Nova.
A avaliação feita pela revista Forbes Portugal, em outubro do ano passado, coloca este empresário no 34º lugar do ranking dos mais ricos de Portugal, com uma fortuna de 398 milhões de euros.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.