O futebol feminino português continua a somar pontos e desta vez o golo foi de Ágata Filipa. A jogadora acaba de se tornar a primeira portuguesa transferida por dinheiro para uma liga estrangeira. O destino é o Fleury, da liga francesa. A transferência, que coloca a jogadora em França até 2025, ronda os 40 mil euros.
Com 28 anos, Ágata começou a carreira no Casa Povo Martim e passou por clubes como o Valadares e o Braga. A primeira experiência no estrangeiro foi em 2021, quando se juntou ao Glasgow City LFC, da Escócia. Na época passada vestiu a camisola do Servette, clube suíço que terminou a temporada em segundo lugar. Entre as três competições em que a equipa marcou presença, a portuguesa fez 27 jogos e marcou quatro golos.
Na taça da suíça, o primeiro lugar não escapou ao Servette. A equipa jogou contra o St. Gallen com três portuguesas no 11 inicial. Além de Ágata, estavam Inês Pereira e Mónica Mendes.
No campeonato francês, o Fleury terminou a temporada 2022/23 em quatro lugar, com 39 pontos. Na frente ficaram o Paris FC, em terceiro, o Paris Saint-Germain, em segundo, e o Lyon que continua a somar títulos no país. Desde 2007, e retirando apenas a época 2020/21 em que o PSG levou a melhor, todos os campeonatos foram ganhos pelo Lyon.
A jogadora faz história em Portugal poucos dias depois da despedida da seleção do Mundial 2023, uma participação que, como disse Edite Fernandes à Forbes, prometia mudar tudo: “Acho que a partir deste Campeonato do Mundo já nada será como era antes”, disse. Ágata Filipa foi uma das que ficou fora da lista de convocadas de Francisco Neto, mas é a primeira a confirmar que as coisas estão realmente a mudar para melhor.