O conhecido Nobel da Economia, o norte-americano Paul Krugman, 69 anos, andou por Portugal e irá intervir esta terça-feira, numa palestra, por zoom, promovida pela Academia das Ciências de Lisboa, na Sessão Especial da Classe de Letras, pelas 15 horas, sobre o tema “War and the bread basket” (“A guerra e o cesto do pão”).
Antes mesmo da conferência, Krugman já é notícia, pois o economista aproveitou estar em território português para andar de bicicleta. Na verdade, para andar bastante de bicicleta.

O norte-americano, que venceu o Nobel em 2008, dispôs-se a pedalar mais de 260 km em Portugal… e conseguiu, assinalando o feito na sua conta de Twitter, “postando” uma imagem do mapa com o percurso que realizou, acompanhado de um comentário com uma pitada de humor: “Consegui. Aconteceu alguma coisa nos últimos 10 dias? De qualquer forma, provavelmente não estarei de volta ao serviço até domingo”.
Quem segue Paul Krugman, estava avisado de que o economista estaria ausente das redes sociais durante duas semanas e que, por esse motivo, não escreveria a sua rubrica habitual no “The New York Times”.

Krugman tinha chegado a anunciar que ia participar numa viagem de bicicleta, mas só agora se ficou a perceber que essa volta era em Portugal.
Este tour levou, assim, o Nobel a ir de Sagres a Évora, numa distância de mais de 260 km, segundo as contas da Forbes feitas a partir da transposição do trajeto publicado por Krugman no Twitter para o Google Maps.
“Treinei duro. [Mas] tenho 69 anos. Vamos ver”, tinha escrito a 1 de maio no Twitter. O teste não podia ter corrido melhor!