Empresas de TI vão caçar talentos nos próximos meses

Apesar de algumas empresas de TI terem atravessado um processo de redução de pessoal, os dados mais recentes sugerem que as equipas tecnológicas estão a crescer de novo. O Equinix 2023 Global Tech Trends Survey destaca que, por um lado, as exigências quanto à crescente sofisticação da cibersegurança impõem uma melhoria constante dos recursos e,…
ebenhack/AP
Inquérito revela que 69% dos líderes de TecnoIogias de Informação em Portugal (66% a nível global) quer aumentar a sua equipa de TI nos próximos meses. Vem aí uma nova vaga de contratações no setor?
Tecnologia

Apesar de algumas empresas de TI terem atravessado um processo de redução de pessoal, os dados mais recentes sugerem que as equipas tecnológicas estão a crescer de novo.

O Equinix 2023 Global Tech Trends Survey destaca que, por um lado, as exigências quanto à crescente sofisticação da cibersegurança impõem uma melhoria constante dos recursos e, por outro lado, a implementação de sistemas avançados de IA, incluindo a IA generativa, levanta questões sobre as capacidades das equipas de TI existentes.

Ou seja, é inevitável contratar, sob pena das empresas ficaram ultrapassadas.

Neste âmbito, o estudo Equinix 2023 Global Tech Trends Survey conclui que: 

– 69% dos líderes de TI em Portugal (66% a nível global) pretende aumentar a sua equipa de TI nos próximos meses. 

– Com 81% dos decisores do setor tecnológico em Portugal a considerar os ciberataques como a maior ameaça ao funcionamento da sua organização, os principais áreas que requerem novos talentos são as de técnico de TI (49%), analista de dados (30%) e analista de segurança (29%). 

– A velocidade de transformação do setor das tecnologias, assim como a capacidade de retenção de talentos, foram identificadas, por 46% dos entrevistados, como as áreas mais desafiantes em termos de recursos humanos de TI em Portugal, seguindo-se as eventuais e imprevisíveis alterações geopolíticas (36%). 

Estes objetivos, contudo, podem ficar comprometidos ou dificultados, dado que a escassez de talentos de TI (32%) foi igualmente citada como um dos grande desafios das empresas em Portugal, a par da falta de diversidade em funções de chefia (20%).  

Mais Artigos