Nobel da Economia partilhado por três investigadores

A Real Academia Sueca de Ciências decidiu conceder o Prémio Sveriges Riksbank 2022 em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel a Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig “pela pesquisa sobre bancos e crises financeiras”. Das três figuras galardoadas com o Nobel da Economia, Ben Bernanke é a mais conhecida, já…
ebenhack/AP
Dos três vencedores do Nobel da Economia 2022, o mais conhecido é Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal, o banco central dos EUA. Douglas Diamond e Philip Dybvig são os outros agraciados.
Economia

A Real Academia Sueca de Ciências decidiu conceder o Prémio Sveriges Riksbank 2022 em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel a Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig “pela pesquisa sobre bancos e crises financeiras”.

Das três figuras galardoadas com o Nobel da Economia, Ben Bernanke é a mais conhecida, já que foi presidente da Reserva Federal dos EUA durante a a crise financeira de 2008.

A análise de Bernanke da Grande Depressão na década de 1930 mostrou como e por que as corridas aos bancos foram uma das principais razões pelas quais a crise foi tão longa e severa. Por seu lado, o trabalho de Diamond e Dybvig analisou o papel socialmente importante que os bancos desempenham para suavizar o conflito potencial entre os poupadores (que desejam ter acesso ao seu dinheiro) e a economia (que precisa de poupança para investir) e de como os governos podem ajudar a evitar corridas bancárias, fornecendo seguro de depósito e agindo como um credor de último recurso.

Ben S. Bernanke
Nascimento: 13 de dezembro de 1953, Augusta, GA, EUA
Investigador em The Brookings Institution, Washington, D.C., EUA

Douglas W. Diamond
Nascimento: 1953
Investigador em University of Chicago, Chicago, IL, EUA

Philip H. Dybvig
Nascimento: 22 de maio de 1955
Investigador em Washington University, St. Louis, MO, EUA


Mais Artigos