Unicórnio de José Neves cimenta domínio nas plataformas de comércio de produtos de luxo

O unicórnio Farfetch, fundada pelo português José Neves, e a Symphony Global, veículo de investimento do empresário dos Emirados Árabes Unidos Mohamed Alabbar, vão adquirir uma participação de 47,5% e 3,2%, respetivamente, na Yoox Net-a-Porter (YNAP), loja de e-commerce do grupo de luxo Richemont, conglomerado empresarial suíço de artigos de luxo que abrange marcas como…
ebenhack/AP
Acordo com a Richemont e a Symphony Global leva a Farfetch a assumir a retalhista online de luxo Yoox Net-A-Porter. O unicórnio português é, cada vez mais, o player de e-commerce dominante no globo.
Economia

O unicórnio Farfetch, fundada pelo português José Neves, e a Symphony Global, veículo de investimento do empresário dos Emirados Árabes Unidos Mohamed Alabbar, vão adquirir uma participação de 47,5% e 3,2%, respetivamente, na Yoox Net-a-Porter (YNAP), loja de e-commerce do grupo de luxo Richemont, conglomerado empresarial suíço de artigos de luxo que abrange marcas como Cartier, Piaget, Vacheron Constantin, A. Lange & Söhne, Jaeger-LeCoultre, IWC, Baume et Mercier, Montblanc ou Alfred Dunhill.

Esta transação tornará a YNAP uma plataforma neutra sem acionista controlador numa primeira instância.

1ª fase do negócio

No entanto, o acordo firmado pressupõe que a Farfetch adquira o restante da YNAP, sujeito a certas condições.

2ª fase do negócio

Isto fará com que a YNAP adotará soluções de plataforma Farfetch para delinear a sua estratégia de crescimento e mudar para um modelo de negócios híbrido que combine lojas físicas com lojas online.

A Richemont Maisons adotará, por seu lado, as soluções da plataforma Farfetch para avançar na realização da sua visão Luxury New Retail (“LNR”).

Nesse sentido, a Richemont Maisons abrirá concessões eletrónicas no Farfetch Marketplace.

A Richemont realça que a fusão prevista da YNAP na Farfetch irá criar o melhor novo destino de retalho de luxo para a indústria.

No âmbito deste negócio, a Richemont receberá entre 53 e 58,5 milhões ações ordinárias Classe A da Farfetch, representando entre 12% e 13% do capital social emitido da Farfetch. Cinco anos depois do negócio ser selado, a Richemont encaixará 250 milhões de dólares da Farfetch, que deverão ser liquidados na forma de ações.

Por seu lado, a Symphony Global adquirirá ações da YNAP na troca da sua participação atual na joint-venture com a YNAP na região do golfo pérsico (GCC – Gulf Cooperation Council, aliança política e económica que abrange seus países do Médio Oriente: Araábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain e Oman).

Todo este negócio está avaliado em valores próximos dos 2,7 mil milhões de euros.

A YNAP será gerida por um conselho de administração composto por sete diretores: três representantes da Richemont, três da Farfetch e um da Alabbar.

Johann Rupert, presidente da Richemont, considera que este negócio “é um passo significativo para a realização de um sonho que expressei pela primeira vez em 2015 de construir uma plataforma on-line independente e neutra para a indústria de luxo que seria altamente atraente tanto para marcas de luxo quanto para sua clientela exigente. Sabíamos naquela época que, se quiséssemos controlar o nosso próprio destino e proteger a singularidade da indústria de luxo digitalizada, precisaríamos de colaborar, pois a tarefa era grande demais para ser realizada por conta própria”.

Johann Rupert sublinha que “a tecnologia sofisticada da Farfetch permitirá que a Richemont Maisons beneficie do melhor caminho para o mercado e realize a sua visão de loja de luxo, enquanto a implementação de um modelo híbrido na YNAP aumentará muito as suas perspetivas”.

Rupert explica que, mediante este acordo, a avaliação da YNAP é ajustada para alinhá-la ao ambiente de mercado atual “e receberemos, em troca, ações da Farfetch, alinhando ainda mais os nossos interesses”.

Como acionista solidário e parceiro desta nova abordagem de retalho de luxo, a Richemont irá procurar “construir a plataforma perfeita para o futuro, permitindo que a indústria do luxo floresça numa economia cada vez mais digital”.

“Estou realmente encantado com a parceria com José Neves e Mohamed Alabbar”, afirma Johann Rupert, presidente da Richemont.

“Estou realmente encantado com a parceria com José Neves e Mohamed Alabbar. Também gostaria de oferecer um agradecimento especial ao meu filho Anton, cuja proeza tecnológica e pensamento criativo foram essenciais na construção desta parceria e, é claro, aos meus colegas pelo seu trabalho incansável nos últimos dois anos, que permitiu à Richemont alcançar esse ponto de inflexão na sua jornada transformacional em direção ao novo retalho de luxo”, conclui Johann Rupert.

José Neves, fundador, presidente e CEO da Farfetch, realça a importância desta parceria com a Richemont para a digitalização do segmento de luxo.

“As capacidades das nossas soluções da plataforma Farfetch são perfeitamente adaptadas à indústria de luxo, e isso agora foi reconhecido pelas marcas do grupo Richemont, bem como pela pioneira de loja eletrónica de luxo YNAP, que poderá elevar as experiências digitais dos seus clientes globais, aproveitando as soluções da plataforma Farfetch”.

“O lançamento das concessões eletrónicas da Richemont Maison no Farfetch Marketplace é uma mudança radical na nossa estratégia para o segmento de grande luxo, que representa mais de 20% da indústria de luxo globalmente, mas apenas 3% das vendas da Farfetch, e é uma área onde vemos uma procura de clientes muito mais forte em relação à oferta que tivemos até agora”.

“Esta parceria significativa estabelece inequivocamente a Farfetch como uma plataforma global proeminente para o luxo”, frisa José Neves, CEO da Farfetch.

Por último, acrescenta José Neves, “estamos entusiasmados por adquirir 47,5% da YNAP e fazer parceria com a Richemont na transformação da YNAP num modelo de negócios híbrido, que acreditamos impulsionará um forte crescimento e de lucros para a YNAP. Este investimento e trabalho que faremos com a Farfetch Platform Solutions for YNAP abrirá caminho para uma potencial aquisição pela Farfetch, que criaria um portfólio complementar de destinos de luxo icónicos, atraentes para diferentes demografias, preços e regiões”.

“Gostaria de agradecer a Johann Rupert e Anton Rupert pela sua visão e estou ansioso para trabalhar mais de perto com eles”, afirma ainda o CEO da Farfetch.

“A YNAP é um dos destinos globais de compras de luxo mais cobiçados e a parceria com a Farfetch aprimorará ainda mais a experiência dos seus parceiros e clientes”, destaca Mohamed Alabbar.

Por seu lado, Mohamed Alabbar, fundador e proprietário da Symphony Global, salienta que este acordo cria “a oportunidade de desenvolver ainda mais o meu relacionamento de longa data com a Richemont e a YNAP e participar, desta vez, na realização da sua visão de lojas de luxo. A YNAP é um dos destinos globais de compras de luxo mais cobiçados e a parceria com a Farfetch, ao continuar a desenvolver os negócios de mercado da YNAP, aprimorará ainda mais a experiência dos seus parceiros de marca e clientes exigentes”.

Mohamed Alabbar indica a sua confiança de que o “nosso profundo conhecimento do mercado de luxo do Médio Oriente, com os seus clientes influentes e conhecedores de tecnologia, será de grande valor para a YNAP daqui para frente”.

Yoox Net-a-Porter

A Yoox Net-a-Porter (YNAP) é composta por quatro lojas online multimarcas, Net-a-Porter, Mr Porter, The Outnet e Yoox, ligando os clientes às marcas mais cobiçadas do mundo.

Com 5,3 milhões de clientes em 180 países, a YNAP faz parte – até aqui – da Richemont, adotando uma abordagem localizada para atender a sua clientela em todo o mundo através da sua rede de escritórios e operações nos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e “joint-ventures” com a Alibaba na China e a Symphony Investments no Médio Oriente.

Farfetch em crescendo

Fundada em 2007 por José Neves e lançada em 2008, a Farfetch começou como um marketplace de comércio eletrónico para boutiques de luxo e tem desfrutado de uma ascensão extraordinária.

Hoje, o Farftech Marketplace liga clientes em mais de 190 países e territórios com itens disponíveis em mais de 50 países e mais de 1.400 marcas, boutiques e lojas.

Em maio, a Farfetch informou que as receitas do primeiro trimestre do ano fiscal de 2022 aumentaram 6,1% em relação ao ano anterior, para US$ 514,8 milhões, impulsionadas por um crescimento de 9,3% na sua receita da plataforma digital.

Já neste mês de agosto, a casa italiana de moda de luxo Salvatore Ferragamo estabeleceu uma parceria com a Farfetch para aumentar a sua presença no comércio eletrónico e contribuir para alcançar novos públicos (caso das gerações Millennial e Gen Z) e incrementar as suas receitas que pretende duplicar até 2026.

Mais Artigos