Herdeira bilionária do Walmart apela a libertação de detidos do ICE

A herdeira do Walmart, Christy Walton, terá alegadamente publicado um anúncio de página inteira no New York Times de domingo, apelando à libertação dos 70% de pessoas detidas pela Agência de Imigração e Alfândega (ICE) que, segundo relatos, não têm antecedentes criminais, na sua mais recente manifestação pública de oposição à administração Trump. O anúncio…
ebenhack/AP
A bilionária Christy Walton é apontada como a autora da publicação de um anúncio apelando à Agência de Imigração e Alfândega (ICE) para libertar 70% dos detidos pela administração Trump.
Forbes Life

A herdeira do Walmart, Christy Walton, terá alegadamente publicado um anúncio de página inteira no New York Times de domingo, apelando à libertação dos 70% de pessoas detidas pela Agência de Imigração e Alfândega (ICE) que, segundo relatos, não têm antecedentes criminais, na sua mais recente manifestação pública de oposição à administração Trump.

O anúncio começa com uma reprodução do texto da Quarta Emenda — a cláusula da Declaração de Direitos que protege os americanos contra buscas e apreensões ilegais e exige uma causa provável para a emissão de mandados.

Uma versão digital do anúncio cita um estudo publicado em novembro passado pelo Cato Institute, um think tankque constatou que 73% das pessoas sob custódia do ICE desde outubro de 2025 não tinham condenações criminais anteriores, enquanto apenas 8% tinham condenações anteriores por crimes violentos ou contra a propriedade.

O anúncio apela ao governo para que “liberte os 70% das pessoas sob custódia do ICE sem condenação criminal” e “garanta o devido processo legal aos que permanecem detidos”.

O anúncio não parece estar ligado a uma organização ou protesto mais alargado, como foi o caso do anúncio de página inteira que publicou no ano passado a promover os protestos “No Kings”, e o texto afirma que “as opiniões aqui representadas são exclusivamente as de Christy Walton”.

O anúncio foi publicado na edição de domingo do New York Times e parece ter sido publicado em vários jornais de menor dimensão durante o fim de semana — embora um representante de Walton não tenha respondido imediatamente aos pedidos de comentário.

A Forbes Internacional estima o património líquido de Walton em 22,9 mil milhões de dólares (19,8 mil milhões de euros), o que a torna a 108ª pessoa mais rica do mundo, segundo dados atualizados de domingo passado. Walton casou-se com o herdeiro do Walmart, John Walton, e herdou parte da sua participação na gigante do retalho após a morte do marido num acidente de avião em 2005. O Walmart não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Forbes.

Doadora anti-Trump

Embora Walton seja conhecida por levar uma vida privada no Wyoming, ela emergiu mais recentemente como uma doadora prolífica para causas políticas anti-Trump. Em 2024, ela terá organizado uma grande angariação de fundos para a candidata democrata Kamala Harris em Jackson Hole. Foi também uma das várias bilionárias que apelaram ao ex-presidente Joe Biden para que desistisse da corrida em 2024, nas semanas após o seu desempenho no debate. Desde 2020, doou também mais de 500 mil dólares ao PAC fundado por conservadores anti-Trump, de acordo com registos de doadores. Em 2025, publicou dois anúncios na edição impressa do New York Times para o movimento de protesto “No Kings” contra Trump, incluindo um apenas alguns dias antes das manifestações de junho.

Texto original aqui. Artigo traduzido e editado por Paulo Marmé.

Mais Artigos