Até 22 de novembro, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto acolhe a exposição “Intimismo” do artista plástico argentino Juan Nordlinger. Com curadoria de Marco Gabriel, a exposição convida o visitante a seguir o trilho “dos passos mais secretos de Juan Nordlinger por uma descoberta de emoções íntimas provocadas por objetos marcados por um uso intenso, paisagens ou cenas de vida quotidiana”.
Entre dezenas de trabalhos, “Intimismo” expressa na tela um reflexo do diálogo entre Juan Nordlinger e o objeto, “ganhando ainda forma em cerâmica, numa instalação e num livro de artista, esperando que algo vibre em quem observa o exposto”.
“Esta exposição sucede à minha participação na exposição “Insectário – Considerações artísticas”, que decorreu na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em 2023. Fui honrosamente convidado para, juntamente com mais 7 artistas, criar e expor uma obra inspirada no tema dessa exposição. Daí, surgiu a oportunidade de apresentar uma exposição individual que traduz a espiritualidade da minha obra”, destaca Nordlinger.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 e aos sábados, entre as 15 e as 18 horas.
Nascido em Buenos Aires em 1949, Juan Ricardo Nordlinger trocou a medicina pela arte e, desde 2022, vive e trabalha em Vila Nova de Gaia. Com mais de 30 anos de percurso, desenvolveu uma linguagem expressionista e intimista, explorando a mancha como expressão entre o abstrato e o figurativo. A sua obra abrange pintura, gravura, litografia e cerâmica.
Em Intimismo, o artista convida-nos a mergulhar em memórias, silêncios e objetos que contam histórias. Entre as obras, há uma presença inesperada: Chorizo, um cão que se tornou protagonista de um dos quadros. Inspirado nele, há um desafio à espera dos visitantes que envolve fotografia a criatividade.






