A Organon, multinacional farmacêutica com sede em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, e com foco na saúde feminina, acaba de criar um novo cluster regional na Europa, que une 15 países numa estrutura de gestão integrada. Segundo a empresa, o objetivo desta estratégia é fortalecer a visão comum destes mercados, otimizar sinergias e intensificar o impacto na área da saúde da mulher.
Com esta nova organização, a portuguesa Sofia Ferreira até agora responsável pela operação portuguesa, assume uma nova função, a de country lead de oito mercados europeus: além de Portugal, passa a liderar também o Reino Unido, a Irlanda, a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia e a Islândia.
A responsável da filial nacional – que liderava desde 2023 – tem mais de duas décadas de experiência em cargos de gestão e marketing. Ocupou posições de responsabilidade em multinacionais como a Schering-Plough e MSD, tendo trabalhado em diferentes áreas terapêuticas. Na sua carreira profissional passou por mercados de ambulatório e hospitalares até vacinas, com funções tanto em Portugal como a nível europeu.
A Organon surgiu em 2021 através de um processo de spin off da MSD – Merck Sharp & Dohme, com o foco na saúde da mulher, através do acesso a terapêuticas e soluções direcionadas para este mercado.
Em comunicado, a responsável refere que “Gerir estruturas complexas, com culturas muito diferentes e distintos enquadramentos de negócio, é altamente desafiador. Mas é também uma oportunidade de ampliar conhecimento e desenvolver uma visão mais abrangente. É um privilégio liderar uma região unida pela resiliência, adaptabilidade e espírito colaborativo. Como mulher na liderança de uma empresa de saúde da mulher, sinto uma responsabilidade ainda maior de liderar com propósito e autenticidade”.
A Organon surgiu em 2021 através de um processo de spin off da MSD – Merck Sharp & Dohme, com o foco na saúde da mulher, através do acesso a terapêuticas e soluções direcionadas para este mercado. A empresa refere que já têm um portofolio de 70 medicamentos e outros produtos, em mais de 140 mercados. A multinacional registou um volume de negócios de 6,1 mil milhões de dólares (cerca de 5,4 mil milhões de euros) em 2024. Em Portugal a empresa vendeu cerca de 51 milhões de euros.