No dia em que o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o lançamento de mais um processo de atribuição de parcerias público-privadas (PPP) para cinco hospitais – atualmente apenas o Hospital de Cascais funciona neste modelo -, o Grupo CUF anunciou uma importante aquisição no setor da saúde privada em Portugal. Esta área de negócio que pertence ao grupo José de Mello, da família Guimarães de Mello, encabeçada pelos irmãos Vasco e Salvador de Mello, é dona da rede de hospitais e clínicas privadas CUF e estabeleceu agora uma parceria com o grupo HPA Saúde, do qual fazem parte cinco hospitais e 17 clínicas.
Segundo o comunicado difundido, o acordo com a empresa liderada pelo médico João Bacalhau prevê a aquisição de 75% do negócio, que tem especial incidência no sul do país. O valor do negócio não foi, no entanto, divulgado. O processo só chegará a bom porto se forem verificadas todas as condições previstas no acordo e da sua notificação prévia à Autoridade da Concorrência (AdC), que terá de aprovar a operação.
Fundado em 1996, com a criação do Hospital Privado do Algarve, em Alvor, o Grupo HPA Saúde, detém atualmente uma apetecível rede de cinco hospitais e 17 clínicas privadas no Alentejo, no Algarve e na Madeira.
O setor da saúde privada em Portugal continua o seu processo de consolidação, com o crescimento acelerado de cinco principais grupos: CUF Saúde, Luz Saúde, Lusíadas Saúde, Trofa Saúde e agora a aglutinação do quinto maior grupo, o HPA Saúde. O estudo Portuguese Healthcare and Senior Living da CBRE Portugal refere que dos 243 hospitais existentes em Portugal, cerca de 54% da oferta está na mão dos privados. O mesmo estudo diz ainda que os portugueses gastaram 26,5 mil milhões de euros em cuidados de saúde, o que representa cerca de 10% do PIB nacional. Ora este mercado é um negócio cada vez mais apetecível para os investidores.
Grupo CUF soma e segue na conquista da liderança
A CUF Saúde, que já disponibiliza 31 unidades de cuidados de saúde, faturou cerca de 766 milhões de euros em 2023 e registou com lucros de 38 milhões de euros. É um dos principais ativos da segunda família mais rica de Portugal, a Guimarães de Mello, que detém, segundo as contas da Forbes Portugal, um património conjunto de cerca de 3,22 mil milhões de euros. Com esta aquisição vai somar valor a uma das áreas mais lucrativas do grupo, que detém também a indústria química Bondalti (ex CUF), uma parcela minoritária da Brisa e a WineStone, holding para a área dos vinhos, segmento que já fatura 24 milhões de euros. O desinvestimento do grupo em algumas áreas – como a venda de boa parte da Brisa – destina-se a diversificar os seus negócios, mitigando assim os riscos.
A CUF Saúde, que já disponibiliza 31 unidades de cuidados de saúde, faturou cerca de 766 milhões de euros em 2023 e registou com lucros de 38 milhões de euros. É um dos principais ativos da segunda família mais rica de Portugal.
Rui Diniz, presidente executivo da CUF, afirma, em comunicado que “Esta operação representa não apenas a união de duas organizações com vasta experiência na área da saúde, mas também uma oportunidade para fortalecer e expandir a qualidade dos serviços prestados”. Já João Bacalhau, que vendeu 75% do grupo de saúde privada algarvio, considera que esta parceria representa uma oportunidade para continuar a crescer no setor. Fundado em 1996, com a criação do Hospital Privado do Algarve, em Alvor, o Grupo HPA Saúde, detém atualmente uma apetecível rede de hospitais e clínicas privadas no Alentejo, no Algarve e na Madeira.