50 Milionários: O selfmade man Fernando Pinho Teixeira

O empresário de Oliveira de Azeméis ficou fora do top 25 da lista de 2024 dos mais ricos da Forbes Portugal. O valor das empresas de Fernando Pinho Teixeira caiu ligeiramente de valor o ano passado e desceu do 21º lugar para o 26º, com uma avaliação de 493 milhões de euros. As empresas do…
ebenhack/AP
Fernando Pinho Teixeira ficou na 26º posição da lista de 2024 dos 50 mais ricos da Forbes Portugal, descendo ligeiramente face a 2023, com uma avaliação de cerca de 493 milhões de euros.
Listas

O empresário de Oliveira de Azeméis ficou fora do top 25 da lista de 2024 dos mais ricos da Forbes Portugal. O valor das empresas de Fernando Pinho Teixeira caiu ligeiramente de valor o ano passado e desceu do 21º lugar para o 26º, com uma avaliação de 493 milhões de euros. As empresas do grupo registaram, em 2023, uma descida de EBITDA, o indicador usado pela Forbes Portugal para a avaliação das empresas (link para metodologia em baixo).

O Grupo Ferpinta, do qual é proprietário, surgiu com base numa empresa que o selfmade man fundou em 1972, em Oliveira de Azeméis, a Ferpinta – Fábrica Nacional de Construções Metálicas. Hoje é complexo industrial internacionalizado e com forte componente exportadora, organizado na holding Ferpinta SGPS.

Com uma avaliação de cerca de 493 milhões de euros, Fernando Pinho Teixeira ficou na 26º posição da lista dos 50 mais ricos da Forbes Portugal, descendo ligeiramente face a 2023. 

O Comendador Fernando Pinho Teixeira nasceu em 1936 e é o mais velho de quatro irmãos de uma família humilde numa freguesia da Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis. Empenhado, começou a trabalhar aos 17 anos como mecânico numa oficina de reparação de automóveis, em Oliveira de Azeméis, passando mais tarde a trabalhar no fabrico de máquinas. Foi com o dinheiro que juntou no seu casamento com Lucinda Jesus Pinho que decidiu lançar-se no negócio por conta própria, 10 anos antes de fundar a Ferpinta.

Diversificação para o Turismo 

O grupo, que já festejou os 50 anos de atividade, acumula vária empresas que vão desde a metalomecânica ao turismo, ocupando mais de 1.200 colaboradores. Tem presença em cerca de 50 países e tem sido várias vezes destacada como uma referência nacional no setor da Metalurgia e Metalomecânica, sobretudo na produção e comercialização de tubos de aço. Tem investimento direto em Espanha, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Costa do Marfim e Congo.

Além da produção de tubos de aço e da metalomecânica, a atividade do grupo alarga-se ainda aos equipamentos agrícolas e ao turismo. Na diversificação de atividade, o turismo foi uma aposta natural. O grupo investiu nesta área através do projeto Vila Baleira Hotels & Resorts, responsável pela gestão de duas unidades hoteleiras de quatro estrelas na Ilha da Madeira, mais concretamente no Funchal, disponibilizando quase 400 quartos.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

 

 

Mais Artigos