50 Milionários: a fortuna das famílias Vieira e Mieiro

Ernesto Gomes Vieira e a sua família subiram no ranking de 2024 dos mais ricos de Portugal, realizado pela revista Forbes. Passaram, de 19º posição, para a 16º, uma vez que o grupo Ascendum, o seu principal ativo empresarial atingiu resultados recorde, tendo valorizado no mercado. O Grupo Ascendum, do qual os dois ramos da…
ebenhack/AP
Ernesto Gomes Vieira e a família Mieiro são acionistas do grupo Ascendum e repartem entre si um património de cerca de 897 milhões de euros. Estão na 16º posição da lista dos mais ricos da Forbes.
Listas

Ernesto Gomes Vieira e a sua família subiram no ranking de 2024 dos mais ricos de Portugal, realizado pela revista Forbes. Passaram, de 19º posição, para a 16º, uma vez que o grupo Ascendum, o seu principal ativo empresarial atingiu resultados recorde, tendo valorizado no mercado.

O Grupo Ascendum, do qual os dois ramos da família é acionista em partes iguais com a família Jervell e a Jensen faria de Leite, do Grupo NORS, tem crescido a um ritmo acelerado nos últimos anos, transformando-se num importante player no mercado nacional.

A participação da família Vieira na Ascendum está concentrada na holding Ernesto Vieira & Filhos, que é repartida por duas sociedades, uma de Ernesto Gomes Vieira e dois filhos, Ernesto e Angela Vieira Lança de Morais, e outra de Alcina e Ricardo Mieiro, e filhos Ricardo, João, Paulo, Pedro e herdeiros de António Vieira Conde.

A fortuna da família Vieira e do ramo Mieiro teve origem no negócio de Ernesto Rodrigues Vieira representante da Volkswagen em Aveiro e começou a vender, em 1955, camiões Volvo, importados pela Auto-Sueco.

Ernesto Gomes Vieira e a família Mieiro são acionistas do grupo Ascendum, hoje liderado por João Mieiro, e repartem entre si um património de cerca de 897 milhões de euros. Estão na 16º posição da lista dos mais ricos da Forbes Portugal.

Uns anos depois, os então donos da Auto-Sueco, Luís Jervell e Ingvar Poppe Jensen, desafiaram Ernesto Rodrigues Vieira a constituir uma sociedade em partes iguais para vender automóveis e camiões Volvo na zona centro. Nasceu assim a Auto-Sueco Coimbra, hoje denominada Ascendum, grupo com propriedade partilhada entre Ernesto Gomes Vieira (filho do fundador) e ao grupo Nors, das famílias Jervell e Jensen de Leite Faria.

Em pouco mais de seis décadas o Grupo Ascendum, liderado por João Mieiro, é um dos maiores distribuidores do mundo da Volvo Construction Equipments, estando presente em várias geografias com soluções globais para os setores da construção, obras públicas, terraplanagens, camiões e outros. Em 2023 faturou cerca de 1,3 mil milhões de euros e registou um EBITDA de 186 milhões de euros, um crescimento acelerado, já que em 2010 o grupo apenas faturava 351 milhões de euros.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos