Avelino Gaspar conseguiu, em poucos anos, transformar o seu pequeno negócio avícola num dos maiores complexos agroindustriais nesta área de atividade. Tinha apenas 18 anos quando o empresário de Pombal, distrito de Leiria, começou a criar pintos para vender, então num anexo de casa dos pais. Em 1986, com apenas 30 anos, fundou a Lusiaves e, aos poucos, foi comprando pequenas unidades produtoras e consolidando a sua atividade.
Com uma avaliação de cerca de 636 milhões de euros, o fundador do Grupo Lusiaves, ao qual pertencem empresas como a Campoaves, a Racentro, a Avisabor, está na 20ª posição no ranking dos mais ricos da FORBES Portugal.
Hoje, o Grupo Lusiaves agrega mais de 86 quintas de produção, sete centros de abate, 14 entrepostos, dois centros de incubação e duas fábricas de produção de ração. São produzidos mais de 6,5 milhões de frangos e 1,8 milhões de perus por ano. O seu volume de negócios atingiu os 450 milhões de euros em 2022.
Paulo Gaspar, o filho de Avelino, já lhe segue os passos no empreendedorismo, e além de estar ligado à empresa familiar tem ainda negócios próprios. É presidente do Conselho de Administração da Triun SGPS, que tem investimentos na área imobiliária e na comunicação social. O grupo investiu na Media Capital, empresa cotada e dona da TVI e da Plural Entertainment, onde tem 23% das ações, sendo Paulo vice-presidente da mesma.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.