Avelino Gaspar, o 20º empresário mais rico de Portugal

Avelino Gaspar conseguiu, em poucos anos, transformar o seu pequeno negócio avícola num dos maiores complexos agroindustriais nesta área de atividade. Tinha apenas 18 anos quando o empresário de Pombal, distrito de Leiria, começou a criar pintos para vender, então num anexo de casa dos pais. Em 1986, com apenas 30 anos, fundou a Lusiaves…
ebenhack/AP
O fundador do Grupo Lusiaves tem hoje um património avaliado em mais de 636 milhões de euros, sustentado sobretudo no grupo agroalimentar com origem em Leiria, que faturou 450 milhões em 2022.
Listas Negócios

Avelino Gaspar conseguiu, em poucos anos, transformar o seu pequeno negócio avícola num dos maiores complexos agroindustriais nesta área de atividade. Tinha apenas 18 anos quando o empresário de Pombal, distrito de Leiria, começou a criar pintos para vender, então num anexo de casa dos pais. Em 1986, com apenas 30 anos, fundou a Lusiaves e, aos poucos, foi comprando pequenas unidades produtoras e consolidando a sua atividade.

Com uma avaliação de cerca de 636 milhões de euros, o fundador do Grupo Lusiaves, ao qual pertencem empresas como a Campoaves, a Racentro, a Avisabor, está na 20ª posição no ranking dos mais ricos da FORBES Portugal.

Hoje, o Grupo Lusiaves agrega mais de 86 quintas de produção, sete centros de abate, 14 entrepostos, dois centros de incubação e duas fábricas de produção de ração. São produzidos mais de 6,5 milhões de frangos e 1,8 milhões de perus por ano. O seu volume de negócios atingiu os 450 milhões de euros em 2022.

Paulo Gaspar, o filho de Avelino, já lhe segue os passos no empreendedorismo, e além de estar ligado à empresa familiar tem ainda negócios próprios. É presidente do Conselho de Administração da Triun SGPS, que tem investimentos na área imobiliária e na comunicação social. O grupo investiu na Media Capital, empresa cotada e dona da TVI e da Plural Entertainment, onde tem 23% das ações, sendo Paulo vice-presidente da mesma.

Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.

Mais Artigos