A segunda família mais abastada do país – que deixou, no entanto, de figurar na lista dos mais ricos do mundo da Forbes Internacional – tem o seu império assente no grupo Jerónimo Martins detentor de várias marcas de distribuição, como o Pingo Doce, e de unidades de produção industrial. Os sete herdeiros de Alexandre Soares dos Santos, do qual Pedro Soares dos Santos é o rosto mais mediático, por ser o presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, ficaram com a participação maioritária que este empresário detinha na Sociedade Francisco Manuel dos Santos.
Esta sociedade, que reúne os vários herdeiros do fundador do grupo de distribuição, com o mesmo nome, detém cerca de 56% da Jerónimo Martins. Cotado em bolsa, o grupo vale qualquer coisa como 12,5 mil milhões de euros, o que atribui aos acionistas da família do fundador uma bela fatia da sua fortuna. No momento da avaliação da Forbes Portugal, a 2 de outubro, as ações cotavam a 21,30 euros, valor muito idêntico à da cotação registada há um ano, mas muito acima dos cerca de 10 euros que valiam em janeiro de 2019.
Com uma fortuna avaliada em 3.374 milhões de euros, a família herdeira de Alexandre Soares dos Santos, tem o seu património sustentado na sua participação na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, dona de 56% da Jerónimo Martins, cotada em bolsa e dona do Pingo Doce.
Com presença internacional, o Grupo Jerónimo Martins registou um volume de negócios de cerca de 25 mil milhões de euros em 2022, um crescimento de 21% face ao ano anterior. Dele fazem parte cerca de 131 mil pessoas, que trabalham nas várias marcas do retalho alimentar – Pingo Doce, Recheio, Biedronka (Polónia) e Ara (Colômbia) -, do retalho especializado e do agro-alimentar, na produção de marcas como Terra Alegre, Best Farmer e Ovinos da Tapada.
Com mais de 230 anos de história, o grupo teve origem numa mercearia da capital, fundada por um jovem galelo, Jerónimo Martins, que fornecia na época a casa real. Contudo, foi pela mão de Alexandre Soares dos Santos que o pequeno negócio deu origem ao império da distribuição que é atualmente.
Conheça aqui o top ten da lista da Forbes dos 50 mais ricos de Portugal.