Este domingo, algumas das caras do digital passam do ecrã para o relvado em nome da solidariedade. O evento “Screen to Green”, criado pelo streamer Diogo da Silva, mais conhecido por MoveMind, está marcado para as 15h, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Trata-se de um jogo de futebol entre youtubers e streamers, com as receitas a reverter para a associação Acreditar.
A Forbes Portugal falou com um dos criadores de conteúdo que vai marcar presença no evento. Wuant, recentemente nomeado para a primeira edição portuguesa da lista 30 Under 30, ainda não tem a certeza de que lado do relvado vai jogar. Presença assídua no Youtube e na Twitch, espera conseguir jogar pelas duas equipas, mas se tiver que ser apenas uma é o Youtube que fala mais alto.
“Este projeto surgiu a convite do Diogo Silva, conhecido por MoveMind, e todo o mérito é dele. Vi o quanto trabalhou para isto e acompanhei de perto, estou muito feliz por fazer parte de algo com um cariz tão positivo e solidário. Creio que o que levou este projeto a acontecer, além de ser por uma causa solidária, foi também criar mais união entre a comunidade de criadores de conteúdo. Acredito que com uma comunidade unida conseguimos fazer ainda mais pela sociedade. Identifico-me bastante com tudo isto, então assim que soube abracei de imediato”, conta Wuant à Forbes.
O objetivo passa por fazer deste evento algo recorrente e que cada vez mais criadores e seguidores queiram abraçar. Desta forma o impacto positivo será cada vez maior. “O futebol é um desporto que por si só já chama imensa gente, então acaba por ser fácil de comunicar. A ‘rivalidade’ entre youtubers e streamers é fictícia, serve apenas para existirem duas equipas, mas é também para desmistificar a ideia de que os criadores de conteúdo só se importam com likes e visualizações, e que conseguem efetivamente trazer algo muito positivo”, continua.
Além de Wuant e MoveMind, vão participar neste jogo outros nomes bastante conhecidos das duas plataformas: SirKazzio, D4rkframe e João Sousa na equipa dos youtubers; Fernando Daniel e Jamie Drake na equipa dos streamers.
Com milhões de seguidores a acompanhar aquilo que estes criadores publicam nas redes sociais, o lado solidário deste evento acaba por chegar a muitas pessoas. Deve a influência vir sempre acompanhada desta responsabilidade?
“Acho que nunca devemos obrigar ou impor nada a ninguém. No entanto, seria incrível ver coisas deste género começarem a acontecer mais e a serem abraçadas por mais criadores de conteúdo. Cada um tem a sua responsabilidade, ou não, e cabe a eles tomar essa decisão. Eu, pessoalmente, encorajo todos a participar ou a criar mais eventos do género, ou apenas ajudar sempre que possível. Acredito que temos uma comunidade com grandes corações que podem fazer uma grande diferença”, defende o youtuber. “Acredito que existe responsabilidade, mesmo que os influenciadores não a queiram assumir. Comunicar para muitas pessoas tem de ser feito com cuidado e com premeditação, sempre atento ao impacto que certas opiniões ou atitudes podem ter em mentes que possam estar em desenvolvimento e que sejam facilmente impressionáveis”.
Além da solidariedade, este grupo garante ainda uma boa dose de entretenimento.
“Da minha parte não se espera muito. Nunca fui bom a jogar futebol então o mais provável é que tropece na bola e seja substituído nos primeiros dois minutos. Quanto ao jogo em si, acredito que será muito divertido e algo engraçado de se ver, visto que poucos sabem jogar. No final de contas é entretenimento por uma boa causa e isso é o que mais importa”, conclui Wuant.