O Youtube retirou o canal da Tenet Media da plataforma de partilha de vídeos na passada quinta-feira, um dia depois de o meio de comunicação social de direita ter sido associado a uma acusação do Departamento de Justiça, que alega que a Rússia financiou as suas operações e o levou a recrutar comentadores de direita importantes na Internet.
Antes de ser retirado do ar, o canal tinha cerca de 316 mil subscritores e apresentava clips, segmentos e transmissões em direto de programas apresentados por destacados especialistas de direita, incluindo Tim Pool e Benny Johnson.
Os utilizadores que clicam no link do canal são agora recebidos com uma mensagem a dizer que foi removido por violar as diretrizes da comunidade do Youtube.
No momento da publicação, o website da Tenet ainda está online e inclui Pool, Johnson, Dave Rubin, Lauren Southern, Taylor Hansen e Matt Christiansen na sua lista de talentos, apesar de muitos deles se terem distanciado da empresa.
O canal da Tenet no Rumble, que se posicionou como uma alternativa ao Youtube que é “imune à cultura do cancelamento”, ainda está ativo com os mesmos vídeos que o seu extinto canal no Youtube, mas apenas com um número bastante inferior de seguidores.
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)