A empresa pioneira de mobilidade na aérea urbana, Volocopter, e o prestador de serviços de logística global, DB Schenker, apresentaram pela primeira vez o seu mais recente e inovador drone de carga denominado “VoloDrone” aos políticos alemães.
O VoloDrone, apresentando em Berlim durante a Conferência Nacional de Aviação, tem 9,15 metros de diâmetro e 2,15 metros de altura, pesa 600 quilos e pode transportar até 200 quilogramas de carga, com um alcance de até 40 quilómetros.
As operações por VoloDrone serão totalmente elétricas e pode descolar e aterrar verticalmente. O primeiro voo foi realizado em 2019 e desde então, têm sido realizados testes de voo regulares em vários aeródromos no sul da Alemanha.
Na conferência, de acordo com uma nota enviada à FORBES, inúmeros políticos e representantes da indústria da aviação que visitaram o drone mostraram interesse em soluções de transporte sem emissões para o futuro.
Mais lá para frente, as aplicações logísticas para o drone de carga incluem locais de difícil ou mais lento acesso por outros meios, tais como ilhas, entregas em navios, transporte para regiões montanhosas, ou locais isolados das redes rodoviárias após desastres naturais.