Situada numa reserva natural em Alcáçovas, Alentejo, o Monte das Herdades é uma propriedade com 600 hectares que reúne um projeto familiar de produção vinícola. A herdade, que pertence à LVM Holding, detida por Laura Varela Mirpuri, rodeada por um montado, tem cerca de 5 hectares de vinha com um terroir (solo) singular e um conceito de vinha jardim. Aqui se desenvolveram castas Malbec, Pinot Noir e Chardonnay, castas desafiantes para o contexto alentejano, onde a temperatura média anual é elevada, os níveis de precipitação são baixos e as amplitudes térmicas elevadas, fatores opostos aos que castas como o Chardonnay ou o Pinot Noir procuram.
A LVM Holding, que reúne marcas que visam criar valor com uma abordagem focada na sustentabilidade cultural, ambiental e social, detém, além da Monte das Herdades, a Laura VAR, uma marca de cosmética e skincar,e e o MIRPURI GIN, um novo gin de assinatura, criado e destilado em Portugal.
Sandra Alves tem 22 anos de experiência, tendo passado pela direção de Enologia na Herdade do Esporão, da qual saiu para explorar novos desafios e para se dedicar a projetos pessoais
A enóloga Sandra Alves assumiu agora a direção de Enologia do Monte da Herdade para dar continuidade a este projeto alentejano na área da viticultura sustentável e na produção de vinhos e espumantes biológicos. A empresa assegura que a forma como as vinhas são cuidadas e como o vinho é produzido seguem os princípios da agricultura biológica, de forma a promover a preservação dos recursos naturais, a biodiversidade e resistência das castas. A produtora aposta assim em vinhos de alta qualidade e de diferenciação no mercado, com uma produção exclusiva e numerada.
“O caminho já traçado na produção de vinhos de grande qualidade, tendo sempre como visão a enologia de sustentabilidade e os valores da agricultura biológica, levaram à escolha da Sandra Alves que, para além de um percurso notável a nível nacional, também conta com uma experiência internacional que lhe fornece uma visão ampla e multicultural de enologia”, refere a propósito Laura Mirpuri, proprietária da LVM Holding.
O percurso de Sandra Alves
Formada em Viticultura e Enologia, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e com uma pós-graduação em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Sandra Alves sempre esteve ligada às vinhas e ao vinho. Na sua atividade profissional integrou diferentes projetos nacionais e internacionais, como a Wise Vineyards, na Austrália.
Esta profissional tem 22 anos de experiência, tendo passado pela direção de Enologia na Herdade do Esporão, da qual saiu para explorar novos desafios e para se dedicar a projetos pessoais, como a viticultura de sequeiro, a reabilitação de vinhas e a produção de vinho de talha com sentido de lugar e inspiração nos métodos ancestrais.
Sandra Alves refere, em comunicado, que “Conheço muitos projetos de vinha e de vinho e nenhum tem estas características: o cuidado e o rigor com que as vinhas são tratadas inspiram a criar vinhos que deverão expressar a autenticidade do Monte das Herdades, para além da oportunidade de trabalhar com castas únicas como Malbec, Pinot Noir e Chardonnay”.