Produzido exclusivamente a partir de uma parcela única de Gouveio, plantada a 300 metros de altitude na Quinta da Soalheira, a grande novidade da Borges expressa a casta na sua versão mais pura. O vinho Borges Gouveio Seleção Cota 300 Douro Branco 2023 apresenta “uma complexidade e carácter distinto que provêm do seu terroir e da singularidade da casta, aliadas a uma das melhores colheitas já registadas na Quinta da Soalheira, a de 2023”, destaca a empresa.
Os enólogos referem que a variedade Gouveio prima pela “sua excelente textura, elevada acidez e riqueza em açúcar, dando origem a vinhos de elevada graduação, vigorosos e tânicos, tornando-os aptos para longos períodos de guarda”.
A cota de 300 metros da Quinta da Soalheira confere a este vinho um equilíbrio “entre aromas tropicais e estrutura robusta. Com a sua cor citrina e cristalina, aroma rico com notas de fruta branca madura e tropical fresca, o Borges Gouveio Seleção Cota 300 é marcado por um conjunto envolvente e elegante, com um ligeiro crispy no final de boca e excelente acidez”, indica a marca.
O Vinho Borges Gouveio Seleção 300 Douro Branco 2023 é uma celebração do legado vitivinícola da região do Douro.
No final da fermentação, o Borges Gouveio Seleção 300 Douro Branco 2023 “estagiou ainda em borras finas, com battonage por um período de 6 meses. Este método permitiu preservar toda a complexidade e frescura intrínsecas à casta, conferindo um grande volume de boca e uma textura surpreendente”.
A empresa refere que a colheita de 2023 na Quinta da Soalheira foi uma das melhores de sempre, contribuindo para a qualidade deste vinho.
Disponível apenas em quantidades limitadas, este vinho, ao jeito dos apreciadores de vinhos brancos de qualidade, está disponível para aquisição e pode ser encontrado em garrafeiras, lojas especializadas e na Loja Online da JMV. O seu preço é de 17,90€.