A Consultia Business Travel (CBT), empresa especializada na gestão e aconselhamento de viagens de negócios, lançou um novo serviço de Corporate Business Travel que permite automatizar, digitalizar e integrar todos os processos de gestão e gastos de viagens de negócios, dando às empresas a possibilidade de economizarem 20% dos custos, segundo avança a CBT.
A plataforma Destinux foi concebida para tornar possível a marcação de viagens de negócios de modo mais eficiente, controlando todos os riscos antes, durante e depois da viagem, permitindo às empresas reduzir custos e eliminar taxas de gestão.
A companhia salienta que esta solução “permite eliminar ilhas de informação na empresa e acelerar a tomada de decisões, diariamente”, disponibilizando mais de três milhões de hotéis, 27 empresas de aluguer de automóveis, 650 companhias aéreas, RENFE, serviços de transferência em mais de 160 países e serviços de táxi e VTC em mais de 90 países. Com esta proposta, a indústria de viagens de negócios fica, assim, acessível à distância de um “clique” de um botão para PMEs e grandes empresas.
À Forbes, Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel, explica mais em pormenor como funciona esta plataforma e aborda as novas tendências que se destacam na indústria das viagens de negócios.
Nesta fase de desconfinamento da pandemia, as viagens de negócios estão a crescer a um ritmo muito elevado. Consegue dar-nos alguns números a partir do volume de trabalho da Consultia Business Travel?
Carlos Martínez (CM): Sim, uma vez que as restrições à mobilidade por parte das autoridades foram flexibilizadas, houve e há um aumento significativo nas viagens de negócios devido à necessidade de as empresas restabelecerem o contacto com clientes, fornecedores e os seus próprios empregados nas filiais.
As últimas estimativas publicadas pela GEBTA, a Associação de Viagens de Negócios de Espanha, para este ano a que temos acesso, indicam que o setor atingirá no final do ano uma atividade entre 60-70% vs. 2019, com um aumento superior a 2021 de cerca de 50% (em 2021 os números eram de 40-50% em comparação com 2019).
“Houve e há um aumento significativo nas viagens de negócios”
Na Consultia Business Travel atingimos no final do ano passado o volume médio de negócios mensal do pré-viagem, o que nos permitiu recuperar da ERTE os empregados que ainda tínhamos nesta modalidade. Para este ano, o plano é crescer 150% em relação ao ano passado e no final de julho 2022 estamos acima desse valor. Tudo isto graças à confiança depositada em nós pelos clientes tradicionais e novos que optaram pelo Destinux como ferramenta para gerir as suas viagens de negócios, permitindo-lhes fazer poupanças significativas.
Há algumas novas tendências a salientar no tipo de viagens de negócios que estão a ser feitas pelas empresas? Quais?
CM: Sim, há. O que percebemos no mercado é que a pandemia provocou mudanças em 3 áreas principais:
1. Acelerou as tendências anteriormente existentes: uma procura de maior eficiência na empresa; um melhor alinhamento do gasto/investimento em viagens empresariais com a estratégia da empresa; e uma maior preocupação com a sustentabilidade.
2. Levou a mudanças nas políticas de viagem, sendo que a prioridade da viagem é determinada por dois vetores: primeiro o impacto da viagem no negócio, e segundo o quão tecnologicamente substituível são os processos que são feitos nessa viagem.
3. Tem enfatizado a importância de um bom serviço – de atenção personalizada.
Tudo isto conduz a uma mudança radical no setor, que necessita de soluções tecnológicas adequadas para satisfazer a elevada procura e as novas necessidades, mas sem perder o toque humano personalizado.
As empresas procuram compensar a sua pegada de carbono deixada com as viagens que realizam? Essa preocupação ainda é diminuta?
CM: Como mencionei anteriormente, a preocupação com a sustentabilidade em geral é uma das tendências que tem acelerado com a pandemia, as empresas exigem conhecer a pegada de carbono das viagens que fazem, porque existe a preocupação de compensar essa pegada de carbono.
Na Destinux, os nossos clientes têm agora acesso a ver a pegada de carbono das suas viagens e podem compensá-la.
“A preocupação com a sustentabilidade em geral é uma das tendências que tem acelerado com a pandemia, as empresas exigem conhecer a pegada de carbono das viagens que fazem”
Em caso afirmativo, de que forma fazem a compensação das emissões?
CM: Estamos a trabalhar no lançamento de uma nova funcionalidade no Destinux este outono, através da qual os nossos clientes poderão compensar diretamente a sua pegada de carbono, a partir do interior da ferramenta. Isto será feito através de um acordo com uma empresa de compensação de carbono certificada.
Basicamente, a empresa poderá optar por vários projetos verdes para comprar parte deles e, assim, compensar a pegada gerada. Estas empresas são certificadas para que a empresa cliente receba um certificado oficial de compensação da sua pegada de carbono.
Em que consiste a plataforma Destinux que a Corporate Business Travel lançou?
CM: A plataforma Destinux, é o primeiro SaaS que digitaliza e automatiza os processos de viagens de negócios e despesas numa única plataforma que pode ser integrada com múltiplos ERPs.
É composto por seis módulos escaláveis, que fornecem à empresa tudo o que é necessário para a gestão integral das viagens corporativas e se adapta a qualquer tipo de organização: módulo de reservas; módulo de administração e finanças; análise e módulo de dados; módulo de despesas e per diems; módulo de tecnologia; e assistente pessoal de viagens. O Destinux é oferecido em três produtos para satisfazer as necessidades de qualquer empresa, desde PMEs a corporações: Destinux Basic; Empresa Destinux, e Destinux Corporate.
O que é que a plataforma traz a mais face aos serviços que, até aqui, a Corporate Business Travel disponibilizava?
CM: O Destinux fornece cinco módulos tecnológicos que tornam possível digitalizar e automatizar os processos de viagens de negócios e despesas sem sacrificar o toque pessoal e humano que tradicionalmente temos oferecido. O Destinux permite a digitalização da gestão das despesas de viagem e de negócios, tudo na mesma plataforma, com as poupanças que acarreta para a empresa que o adquire.
De forma prática, podem explicar-nos como funciona esta plataforma e que serviços agrega?
CM: Quando uma empresa nos contrata o serviço, a primeira coisa que fazemos é parametrizar a empresa na plataforma. Isto significa registar as pessoas que vão viajar com os seus perfis e preferências pessoais e replicar a estrutura organizacional da empresa na plataforma, para poder atribuir automaticamente custos a cada departamento ou centro de custos que a empresa tenha estipulado.
Depois fornecemos códigos de acesso (nome de utilizador e palavra-chave) a cada pessoa que o cliente da empresa decide ter acesso à plataforma, para que possa fazer as suas próprias reservas e damos um curso de formação (tudo incluído no mesmo preço) sobre a utilização da plataforma.
A partir daqui a empresa e cada funcionário em viagem, podem aceder à plataforma ou telefonar ao seu assistente de viagem pessoal para reservar qualquer viagem de que precisem e comunicar eletronicamente as despesas da mesma.
A plataforma permite o acesso a toda a informação gerada pelas viagens efetuadas, custos incorridos, conformidade com a política de viagens, bem como, toda a parte administrativo-financeira. O Destinux também pode ser integrado com o ERP do cliente, de modo que a sincronização seja automática e os processos manuais sejam eliminados, o que significa poupanças significativas para a empresa cliente.
“A plataforma permite o acesso a toda a informação gerada pelas viagens efetuadas, custos incorridos, conformidade com a política de viagens, bem como, toda a parte administrativo-financeira”
Que benefícios esta plataforma traz às empresas?
CM: Os benefícios do Destinux para as empresas que o contratam são múltiplos. Menciono quatro exemplos: permite digitalizar e automatizar processos administrativos financeiros, tais como a atribuição automática de despesas a centros de custos ou unidades de negócio, ou a reconciliação automática de cartões; permite calcular o retorno do investimento das viagens, alinhando o orçamento de viagem com os objetivos estratégicos da empresa; elimina a perda de documentação de viagem, uma vez que está tudo centralizado na agenda do utilizador, acessível online em tempo real; e permite comunicar com uma pessoa que esteja familiarizada com os seus problemas a fim de resolver quaisquer imprevistos que possam surgir durante a viagem. Estes benefícios traduzem-se em poupanças significativas para a empresa, como por exemplo: até 40% de poupança através da implementação e aplicação de uma política de compras e até 70% do tempo gasto através da automatização dos processos de autorização e aprovação. A poupança global proporcionada pela plataforma Destinux pode chegar a 20% no primeiro ano.
O serviço adequa-se também a PME? Que custos tem para uma empresa usar este vosso serviço?
CM: O Destinux é adequado para qualquer tipo de empresa, independentemente da sua dimensão ou setor. É um software pay-as-you-go, baseado nos serviços que são contratados, facilmente personalizável e adapta-se às necessidades particulares de qualquer empresa. Tal como o Microsoft Windows, um cliente paga pela utilização que faz do Destinux, e o custo da licença é baseado nos serviços prestados pela empresa. Temos vários produtos dependendo das necessidades da empresa: Destinux Basic, Destinux Enterprise e Destinux Corporate, com o produto básico a partir de 7 euros por serviço. Esta flexibilidade é algo que as empresas valorizam muito.