Um dos vestidos mais conhecidos da princesa Diana – usado para uma das suas últimas sessões de fotos – será leiloado este mês numa venda rara, assinalando apenas a segunda vez que esta peça de vestuário está disponível para compra.
A princesa Diana continua a exercer um grande fascínio em milhares de pessoas, sendo um elemento da cultura pop, mais de duas décadas após a sua trágica morte, num acidente de viação, em Paris, em 31 de agosto de 1997.
O vestido roxo escuro de seda e veludo que vai a leilão é um vestido de baile sem alças com saia em forma de tulipa do costureiro britânico Victor Edelstein, que desenhou vestidos para Diana durante mais de uma década.
Embora o vestido fizesse parte da coleção de outono de 1989 de Edelstein, o esboço original apresentava o contorno de uma tiara nas margens da página, o que a casa de leilões Sotheby’s afirma que isso pode ser uma indicação de que o designer tinha Diana em mente ao desenhar o vestido.
Diana usou este vestido várias vezes ao longo de um período de quase uma década, inclusive num retrato real de 1991 feito pelo então marido de sua tia, a princesa Margaret, Lord Snowdon.
O vestido foi também um dos apareceu na revista Vanity Fair de Diana em 1997, numa sessão feita pelo famoso fotógrafo de moda Mario Testino poucos meses antes de Diana perder a vida.
A beleza dessa sessão de fotos ajudou a imortalizar o lugar da princesa de Gales, no mundo da moda e da cultura.
A Sotheby’s espera que o vestido possa ser vendido por até US$ 120.000 (mais de 111 mil euros) quando for a leilão em Nova Iorque em 27 de janeiro.
O vestido chegou às mãos de particulares pela primeira vez em 1997, quando, poucos meses antes de Diana morrer num acidente rodoviário, ela organizou um leilão de beneficência com a Christie’s para vender 79 dos seus vestidos mais icónicos.
Histórico leilão de 79 vestidos em 1997
Essa venda foi amplamente vista, na altura, como um sinal da princesa de Gales a querer recomeçar a sua vida depois de, em agosto de 1996, se divorciar oficialmente do agora rei Carlos III.
Para divulgar esse leilão, Diana vestiu muitos dos vestidos – incluindo o vestido desenhado por Victor Edelstein agora posto para venda a 27 de janeiro – para a sessão de fotos da Vanity Fair.
O leilão acabou por ser um sucesso, arrecadando quase $ 3,3 milhões para instituições de caridade contra o cancro e a SIDA.
O vestido que maior valor alcançou naquela noite foi o vestido que Diana usou quando dançou com John Travolta na Casa Branca em 1985. O vestido, também desenhado por Victor Edelstein, foi vendido por $ 222.500 (207 mil euros). Esse que é conhecido como “vestido de Travolta” (“Travolta dress”) mudou de mãos em 2019, quando um proprietário privado vendeu o vestido por US$ 347.000 (322 mil euros) para a Historic Royal Palaces, organização sem fins lucrativos do Reino Unido que administra palácios em toda a Grã-Bretanha.
No ano 2020, o vestido foi exposto no Palácio de Kensington, residência real onde Diana morou durante mais de 15 anos.
Também leiloado foi outro dos vestidos mais famosos de Diana, o “vestido de vingança” (“revenge dress”) que a princesa usou num evento de 1994 no dia em que foi para o ar um documentário da ITN dada pelo seu marido, Carlos, admitindo que ele tinha sido infiel durante o casamento.
Esse vestido concebido por Christina Stambolian foi comprado por $ 74.000 (69 mil euros) pelo empresário escocês Graeme Mackenzie. A família Mackenzie supostamente mantém o vestido num cofre de um banco, e o vestido raramente foi exibido desde o leilão de 1997.
25 anos depois do desaparecimento
O ano passado, 2021, assinalou os 25 anos desde que Diana morreu num trágico acidente de carro em Paris. Ela continua a ser uma figura popular de fascínio público e continua a ser retratada em livros, filmes, televisão e outras plataformas, como o grande sucesso da Netflix, The Crown, e no filme de 2021 do diretor Pablo Larraín, Spencer, que rendeu à atriz Kristin Stewart as suas primeiras nomeações para o Oscar e para os Golden Globes pela sua interpretação da princesa.