A procura de veículos elétricos usados registou um aumento considerável no mês de maio face ao mesmo mês do ano passado. O acréscimo registado, segundo os dados publicados pelo Standvirtual, portal especializado em automóveis, foi de 93%, sendo que também a oferta destes veículos registou o maior crescimento no mês, atingindo os 88% quando comprado com maio de 2023.
«No que diz respeito aos carros elétricos, tanto a oferta como a procura continuam a aumentar. Uma das principais razões para esta evolução passa pela disponibilidade dos elétricos, uma vez que começaram a chegar apenas agora, de forma massiva, ao mercado de usados. Depois de alguns anos retidos nas frotas empresariais e de rent-a-car, a sua renovação permite que cheguem bastantes automóveis a este mercado, onde no passado ainda não existiam de forma significativa. Como a base era, efetivamente, curta é possível verificar grandes crescimentos na atualidade», refere, em comunicado, Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.
Elétricos, híbridos a gasolina e a gasóleo, e híbridos plug-in representam 13% da oferta total e a mesma percentagem da procura. Automóveis movidos a gasóleo, com 55% e a gasolina, com 27%, são os tipos de veículos mais procurados.
No seu Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma relativas às visualizações, à oferta e à procura, registou-se um crescimento de 2% na oferta total de veículos usados no mês em análise, sendo que os usados de luxo foram os que maior crescimento registaram, com um incremento de 18%, e de 4% nos automóveis premium. A procura também só cresceu nesta gama de veículos, atingindo os 16%, que, em contraciclo, mostraram tendência contrária à procura total, que caiu 11% face ao mesmo mês do ano passado. O Standvirtual concluiu que a dinâmica do mercado se mantém negativa, estando a cair 9% face ao período homólogo do ano passado.
Os dados apontam ainda que a oferta de carros a gasolina cresceu 11%, mas a procura diminuiu 1%, e os veículos movidos registaram uma quebra de 19% da procura e uma diminuição de 9% na oferta. Elétricos, híbridos a gasolina e a gasóleo, e híbridos plug-in representam 13% da oferta total e a mesma percentagem da procura. Automóveis movidos a gasóleo, com 55% e a gasolina, com 27%, são os tipos de veículos mais procurados.
Oferta aumenta nos veículos acima dos 30 mil euros
Relativamente aos valores dos automóveis analisados, a oferta aumentou em veículos acima dos 30 mil euros, com um crescimento de 12%. Entre os 15 mil euros e os 30 mil euros, a oferta registou um ligeiro decréscimo. Do lado da procura, os veículos abaixo dos 15 mil euros e entre os 15 mil euros e os 30 mil euros revelaram um decréscimo de 12% e de 2% respetivamente.
No mês de maio, a procura cresceu nos citadinos, com 7% de acréscimo, e nos SUV, com 2%, e nos restantes segmentos desceu, sobretudo nos monovolumes, que perderam 24% de clientes, nos pequenos citadinos, que caíram 23% e nos utilitários, com menos 22%. No caso da oferta verificou-se um aumento de 15% nos SUV e de 14% nos citadinos.
Mercedes Benz, BMW e Peugeot foram as marcas mais procuradas, e foram também estas as marcas mais anunciadas. Os modelos mais procurados foram o BMW Serie 3, na categoria abaixo dos 5 mil euros, o BMW Série 1 na categoria entre os 5 mil e os 10 mil euros, o Mercedes Benz Classe C na categoria dos 10 mil aos 25 mil euros, o Tesla Model 3 nos 25 aos 40 mil euros e o Porsche 911 na categoria acima dos 40 mil euros.