Sob o mote “celebrar excelência, inspirar gerações”, os Vanguard Awards, prémios promovidos pelo promotor imobiliário Vanguard Properties, propõem-se a reconhecer e premiar o talento e a dedicação dos atletas portugueses. A entrega de prémios irá decorrer na gala Vanguard Awards, a 22 de novembro, no hotel Intercontinental em Lisboa, e as votações terminaram no dia 3 de novembro.
Esta iniciativa, da qual o Jornal Económico é media partner, tem como objetivo reconhecer e premiar o talento e a dedicação dos atletas portugueses. “Este prémio não só celebra as conquistas desportivas, mas também destaca a resiliência e o impacto positivo que estes atletas exercem na sociedade. O evento tem como objetivo inspirar futuras gerações e promover os valores do desporto em Portugal”, detalha a organização.
Da superação à personalidade do ano
Os Vanguard Awards estão divididos por quatro categorias e neste link pode conhecer os 16 nomeados para a edição de 2024 e votar.
Na categoria “Superação”, a Vanguard Properties propõe-se a reconhecer os atletas que, “através de sua força de vontade e determinação, superaram desafios e adversidades ao longo do último ano e/ou da sua carreira. As judocas Telma Monteiro e Patrícia Sampaio, a atleta de boccia Cristina Gonçalves e a atleta de ginástica artística, Filipa Martins, são as nomeadas nesta categoria.
Com uma ligação muito forte ao ténis, os Vanguard Awards propõem-se ainda a premiar o tenista que mais se destacou em competições nacionais e internacionais no último ano, pelo seu desempenho. Nuno Borges, atual número 35 do ranking ATP; Francisca Jorge, a melhor tenista nacional da atualidade e Jaime Faria, são os nomeados.
Na categoria de “História Desportiva”, esta iniciativa pretende celebrar uma história ou trajetória desportiva inspiradora, podendo abranger momentos de superação, marcos históricos ou contributos extraordinários ao desporto. Os futebolistas Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Pepe (o central retirou-se no final da época passada), Rosa Mota e Carlos Lopes são os nomeados assim como Luís Figueiredo, chefe da missão portuguesa nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Por fim, será entregue o galardão à “Personalidade Desportiva do Ano”, uma categoria que visa reconhecer a pessoa do mundo desportivo (atleta, treinador, dirigente ou outra personalidade) que, pela sua atuação, contribuiu de forma significativa para o desporto português no último ano, não apenas pelos resultados, mas também pelo seu impacto social e inspiração para a sociedade. O treinador Ruben Amorim, o medalhado olímpico Iuri Leitão, Miguel Lapido (personalidade ligada ao ténis e padel) e Tomás Appleton, capitão da seleção portuguesa de rugby, são os nomeados.