Valor financiado pelo capital de risco nos EUA cresceu 151% nos primeiros quatro meses do ano

Os primeiros meses de 2025 não têm sido fáceis para a geopolítica internacional. A instabilidade económica provocada pela guerra comercial iniciada pelo executivo de Donald Trump deixou em compasso de espera muitos investidores, receosos da reação dos mercados em relação às alterações de paradigma do mundo dos negócios. Contudo, e analisando os dados relativos ao…
ebenhack/AP
Os Estados Unidos representam o maior mercado mundial para os negócios de capital de risco, tendo o montante de financiamento mais do que duplicado, para os 89 mil milhões de dólares, entre janeiro e abril deste ano. Este país tem uma quota mundial de e 70% no montante financiado.
Negócios

Os primeiros meses de 2025 não têm sido fáceis para a geopolítica internacional. A instabilidade económica provocada pela guerra comercial iniciada pelo executivo de Donald Trump deixou em compasso de espera muitos investidores, receosos da reação dos mercados em relação às alterações de paradigma do mundo dos negócios.

Contudo, e analisando os dados relativos ao financiamento do capital de risco nos Estados Unidos entre janeiro e abril deste ano, este tipo de investimento demonstrou resiliência e registou até um considerável crescimento face ao mesmo período de 2024. A análise é da GlobalData, multinacional especializada em recolha e análise de dados, que mostra que o valor financiado mais do que duplicou nestes quatros meses, alcançando os 89 mil milhões de dólares (cerca de 79 mil milhões de euros). Este valor representou um substancial acréscimo de 151% face ao montante investido entre janeiro e abril do ano transato. Ainda assim, apesar do crescimento em valor do financiamento, houve um pequeno decréscimo, de cerca de 4%, no número de negócios financiados.

Estados Unidos representam 70% do financiamento mundial

Este crescimento é ainda mais relevante se percebermos que o mercado norte-americano representa agora 70% – representava 45% no período homólogo de 2024 – do montante global de financiamento de capital de risco, embora apenas 30% no número de negócios de financiamento.

A contrastar com este cenário, a China e o Reiuno Unidos assistiram a reduções de dois dígitos no volume de negócios realizados. A China viu o valor de financiamentos cair 50% face a igual período do ano passado.

Certo é que este país continua a atrair grandes investimentos, particularmente no sector da tecnologia. Ou sejam, empresas em fase de arranque que se concentram em soluções tecnológicas, em especial em áreas como a inteligência artificial (IA), estão a ganhar uma força significativa por parte dos investidores. A GlobalData destaca aqui três dos maiores acordos de financiamento de capital de risco nesta fase: os 40 mil milhões de dólares (cerca de 35,5 mil milhões de euros) arrecadados pela OpenAI; os 3,5 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) angariados pela Anthropic e ainda os 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) angariados pela Infinite Reality.

A contrastar com este cenário, a China e o Reiuno Unidos assistiram a reduções de dois dígitos no volume de negócios realizados. A China viu o valor de financiamentos cair 50% face a igual período do ano passado. “Apesar da queda no volume de negócios, o aumento no valor do negócio indica um forte apetite por investimentos maiores no mercado dos EUA. E é provável que esta tendência continue à medida que os investidores procuram capitalizar em startups de elevado potencial.”, refere, em comunicado, Aurojyoti Bose, analista da GlobalData.

Mais Artigos