A startup espanhola BitBase vai abrir duas lojas de compra e venda de criptomoedas em Portugal e a FORBES já entrevistou o seu fundador e CEO, Álex Fernández Fernández, para perceber os contornos do negócio.
A BitBase é uma empresa de criptomoedas nascida em Barcelona no final de 2017. A sua atividade passa por criar experiências multicanal aos seus clientes, conectando o online e o offline, através das suas lojas físicas, as Phygital Exchange.
A empresa, que desenvolveu a sua própria moeda criptográfica, BTBS, está, neste momento a internacionalizar-se e a começar a abrir lojas fora das fronteiras espanholas.
Esse momento chega na segunda-feira 24 de janeiro de 2022, com a inauguração da primeira loja BitBase de moedas criptográficas fora da Espanha, em Lisboa. Será, de resto, também a primeira loja de criptografia física a abrir em Portugal.
Campo de Ourique, em Lisboa, é o primeiro local escolhido. Porto será o segundo, ainda que não haja ainda local definido, nem data exata.
“A visão da empresa é disponibilizar à população lojas especializadas onde não só as pessoas podem comprar ou vender moedas criptográficas, mas também fornecer informações, conselhos ou comprar outros produtos físicos relacionados com o mundo criptográfico. Em cada um deles há pessoal especializado cuja principal função é explicar – com o máximo de detalhes necessários – o que são as moedas criptográficas, a cadeia de bloqueio e as finanças descentralizadas (DeFi)”, indica a BitBase.
Ao lado da loja, a BitBase também instalará várias caixas eletrónicas de moedas criptográficas, “embora o número exato ainda não tenha sido determinado”, afirma a empresa.
De acordo com o Radar Coin ATM, em Portugal, existem apenas seis ATM de criptomoedas, quando em Espanha há 198.
Reino Unido e Colômbia, os próximos destinos da BitBase
O “desembarque em Portugal”, como a empresa lhe chama, é “apenas o início do que a BitBase espera ser uma grande expansão internacional”.
Embora os trabalhos ainda estejam em andamento, os próximos destinos serão a Colômbia e o Reino Unido. “Mas não vai parar por aí. Haverá muitas outras surpresas por vir”, dizem os seus responsáveis.
Dentro de Espanha, a start-up catalã conta, muito em breve, anunciar oficialmente a abertura de três novas franquias, em Alicante, Benidorm e Marbella. Com estas lojas, incluindo as portuguesas, a BitBase terá 30 estabelecimentos para compra e venda de moedas criptográficas (entre lojas próprias e franquias).
A BitBase terá também 85 caixas eletrónicas, sendo a empresa com o maior número de ATM de moedas criptográficas de Espanha, significativamente distanciada do segundo, que tem 40, e se tornará o terceiro maior operador da Europa.
Por que motivo escolheram Portugal para abrirem a vossa primeira loja internacional?
Álex Fernández Fernández (AFF): São vários os fatores que nos levaram a abrir a nossa primeira loja fora de Espanha no nosso país vizinho, Portugal. Em primeiro lugar pela nossa proximidade com o país. Sendo a nossa primeira loja fora do nosso território, esta proximidade com o país escolhido para a abertura foi importante para termos um maior controlo dos nossos produtos. Outros fatores que nos fizeram avançar em primeiro lugar com a loja em Portugal foi a facilidade que nos deram na hora de abrir uma empresa e encontrar um lugar na cidade de Lisboa.
Além disso, acreditamos que Portugal vai ser um mercado muito importante no mundo das criptomoedas. Acreditamos que é um destino muito aclamado para o setor e as suas vantagens fiscais para quem investe neste produto são muito atrativas e isso torna todo o país um mercado potencial para quem está a investir. Acreditamos que hoje ainda existe muita ignorância no setor e as nossas lojas são um produto fantástico para quem quer começar e não sabe como.
Em Espanha, quantas lojas físicas têm, as chamadas “Phygital Exchange”, e em quais cidades?
AFF: Em Espanha temos atualmente 25 lojas físicas ativas. Estamos abertos em: Barcelona, Madrid, Terrassa, Valência, Bilbau, Sevilha, Málaga, Tenerife, Saragoça, Corunha, Maiorca, Valladolid, Vitória, Girona, San Sebastián, Vilanova i la Geltrú, L’Hospitalet e Lleida. Pretendemos abrir em Alicante, Benidorm e Marbella.
A abertura da loja na cidade do Porto será quando?
AFF: Ainda não temos uma data definida para a nossa abertura no Porto. Estamos à procura de uma loja, continuando a analisar as diferentes áreas e o mercado. Além do mais, a nossa abertura em Lisboa também nos ajudará a ver a aceitação da loja e dos nossos serviços.
Assim que Lisboa e Porto estiverem a funcionar, daremos a possibilidade a franchisados interessados de abrirem lojas em diferentes pontos do país. Em Espanha já temos cinco franquias em operação.
Que tipo de criptomoedas as pessoas podem comprar na BitBase Store?
Na BitBase pode comprar-se praticamente qualquer criptomoeda do mercado. Nas nossas lojas podem-se comprar e vender as principais criptomoedas do mercado como Bitcoin, Ethereum, Cardano, Solana… etc, mas também pode comprar muitas outras criptomoedas, com menor capitalização de mercado.
Que tipo de transações podem as pessoas podem fazer na loja BitBase?
AFF: Na BitBase será possível comprar e vender criptomoedas tanto em dinheiro, como em transferências, como ainda em cartão. Além disso, nas nossas lojas também pode solicitar-se um empréstimo com garantia real, deixando as suas criptomoedas como garantia.
Também podem encontrar nas nossas lojas diversos itens como as carteiras frias (as chamadas “Cold Wallet”) mais importantes do mercado, como Ledger, Trezor e Ballet, além de livros sobre criptomoedas e blockchain, bem como uma coleção de roupas inspiradas no setor de criptomoedas.