Os utilizadores do Spotify criticaram a plataforma de streaming nas redes sociais por causa de um Wrapped dececionante para 2024, que, segundo eles, foi prejudicado por uma espera mais longa do que o habitual, por caraterísticas pouco satisfatórias e por uma falta de estatísticas em comparação com outros streamers de música.
Ao contrário das versões anteriores do Spotify Wrapped, e ao contrário dos concorrentes, incluindo a Apple Music e o Youtube Music, o Spotify não indicou aos utilizadores os seus principais géneros de 2024.
O Spotify Wrapped também não indica aos utilizadores o seu melhor álbum, uma caraterística que não tem tido em versões recentes, o que contrasta com outras plataformas, incluindo o replay da Apple Music, que classifica os álbuns mais reproduzidos do ano dos utilizadores.
Este ano, as novas funcionalidades do Spotify Wrapped incluíram um podcast de inteligência artificial que analisa os hábitos de escuta de um utilizador, bem como a “evolução musical” de um utilizador, embora alguns utilizadores das redes sociais digam que estas funcionalidades não se comparam com as anteriores, como a personalidade de um utilizador e a funcionalidade “sound town” que, no ano passado, indicava aos utilizadores qual a cidade correspondia ao seu gosto musical.
A “evolução da música” atribui aos utilizadores frases para descrever os seus hábitos como ouvintes em determinados meses – como “Pink Pilates Princess Strut Pop” e “Surf Crush Beach Reggae” – que alguns utilizadores criticaram por soar sem sentido.
Este ano também marcou a espera mais longa em anos para o Spotify Wrapped, com o lançamento de 4 de dezembro a chegar quase uma semana após os lançamentos do final de novembro de 2023 e 2022 e os lançamentos de a 1 de dezembro de 2021 e 2020.
(Com Forbes Internacional/Conor Murray)