A poucos meses de terminar o segundo mandato, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, recebeu uma nova distinção. Desta feita, a Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, no Porto, concedeu o título de ‘Honoris Causa’ ao governante cabo-verdiano usando como justificação o “notável currículo e intervenção em diferentes áreas”.
Sobre esta distinção, Jorge Carlos Fonseca admitiu que “é uma distinção que sabe bem porque nos sentimos reconfortados e estimulados a desempenhar o papel de Presidente da República da melhor maneira possível sabendo, contudo, que faltam cinco meses para acabar o meu segundo mandato, não podendo ser reeleito”.
A Universidade Portucalense destaca no despacho que justifica este título que se trata de “um insigne estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário e relevante Homem da Cultura”. Ainda sobre o Chefe de Estado cabo-verdiano, a Universidade lembra “a sua longa ação em defesa da independência dos povos, desde logo e em primeiro lugar do povo de Cabo Verde, da democracia e da cooperação internacional”. Para a instituição, Jorge Carlos Fonseca é possuidor de um notável currículo, “é um amigo de Portugal, e a sua ação tem sido da maior relevância para impulsionar as relações entre Cabo Verde e Portugal, em particular as relações a nível da educação superior.
O governante conta também com o Grande Colar da Ordem da Liberdade atribuído pelo Estado Português e com o título de Doutor ‘Honoris Causa’ pela Universidade de Lisboa.