A EX Capital é a nova sociedade de investimento lançada hoje pelos fundadores da SWORD Health, Virgílio Bento e Márcio Colunas, em conjunto com a equipa fundadora da empresa.
Com um capital inicial de 5 milhões de dólares, a sociedade por quotas pretende investir em startups tecnológicas promissoras à escala global, exclusivamente para apoiar fundadores com menor representatividade e dar acesso a investimento. Todos os fundos da sociedade são contributos pessoais e individuais de cada um dos partners.
A equipa de gestão da EX Capital é composta pelos fundadores da SWORD Health, entre os quais o seu CEO, Virgílio Bento, mas também pelo seu co-fundador Márcio Colunas, e por membros da equipa fundadora André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel.
A EX Capital é, contudo, uma unidade independente e autónoma da SWORD Health tendo apenas uma ligação aos seus fundadores.
“Muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global”, afirma Virgílio Bento, cofundador da EX Capital que reforça a sua visão: “Com a nossa sociedade de investimento, queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado”.
Os responsáveis da EX Capital referem que, globalmente, o financiamento através de capital de risco ultrapassou os 600 mil milhões em 2021, um aumento de quase 100% em relação a 2020. No entanto, a fatia destes investimentos dedicada a grupos sub-representados continua a ficar para trás.
A EX Capital dirige-se especialmente a empresas e empreendedores fundadores com menor representatividade no ecossistema, minorias étnicas, raciais, sociais e de género.
“Embora os números globais não estejam disponíveis, a realidade de como empreendedores não representados recebem menos recursos é uma realidade nos Estados Unidos. A título de exemplo, os fundadores afro-americanos e latinos levantaram apenas 2,4% do capital de risco total, e mais de 80% do financiamento de capital de risco é alocado a homens brancos. Embora o valor total investido em startups fundadas por afro-americanos tenha tido um aumento de 281% em 2021, o número de startups que receberam financiamento diminuiu. Em 2021, as mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores. Mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021”, justificam.
EX Capital terá o valor de 5 milhões de dólares, a investir nos próximos 5 anos.
A EX Capital pretende, assim, não só dar acesso a capital, mas também ao conhecimento da equipa de fundadores da SWORD Health, dirigindo-se especialmente a empresas e empreendedores fundadores com menor representatividade no ecossistema, minorias étnicas, raciais, sociais e de género.
O objetivo é maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso de startups tecnológicas globalmente promissoras, independentemente do seu local de fundação, género, raça ou etnia dos seus fundadores.