Passados 22 anos da abertura da icónica loja “Saint Laurent Rive Gauche”, a tendência do prêt-a-porter – ou pronto-a-vestir – chega a Portugal pelas mãos da Inditex. Estávamos em 1988 quando a Zara, do visionário Amancio Ortega, foi inaugurada na Rua de Santa Catarina, no Porto. A grande responsável pelo projecto e pela ascensão do grupo em Portugal foi Ana Paula Moutela. Não é uma desconhecida, mas poucos a conhecem. Até agora nunca tinha dado uma entrevista. Na edição de Outubro da FORBES poderá, pela primeira vez, associar o rosto ao nome.
Ao longo de quase três décadas no cargo de directora-geral da Inditex Portugal abriu 336 lojas, sendo que nos primeiros anos o fez praticamente sozinha. Assistiu ao nascimento da Pull & Bear e da Bershka, bem como à aquisição da Stradivarius e da Massimo Dutti – apenas não foi responsável pela última. Não tem falsas modéstias e sabe que a empresa em Portugal foi construída um pouco à sua semelhança, mas quando se fala do segredo do negócio não esquece a sua equipa.
Ana é descontraída, afável, bem-disposta. Por outro lado é exigente, focada e eficaz. Há três meses deixou o cargo de directora-geral da Inditex Portugal. Mas mais do que isso, deixou um extenso legado.