Uma em cada dez escolas “chumbam” nos exames nacionais

Os resultados dos exames nacionais do ensino secundário realizados em 2021 não são animadores para os alunos das escolas públicas. De acordo com os dados divulgados, quase uma em cada dez escolas teve média negativa nos exames nacionais sendo de registar uma descida das notas face ao ano anterior. De acordo com o ranking geral…
ebenhack/AP
Quase uma em cada dez escolas obteve média negativa nos exames do secundário. Das 487 escolas avaliadas, 41 teve média negativa, com as escolas públicas a registar a maioria dos resultados negativos.
Listas

Os resultados dos exames nacionais do ensino secundário realizados em 2021 não são animadores para os alunos das escolas públicas. De acordo com os dados divulgados, quase uma em cada dez escolas teve média negativa nos exames nacionais sendo de registar uma descida das notas face ao ano anterior.

De acordo com o ranking geral elaborado pela Lusa, com base em dados do Ministério da Educação, a maioria dos resultados negativos aconteceu em escolas públicas: 38 num universo de 416, contra três de escolas privadas de um universo de 71 colégios.

No ano passado houve mais itens de resposta obrigatória e diminuíram as perguntas opcionais em número e valorização e as notas desceram. De acordo com a Lusa, das 487 escolas avaliadas, 41 obtiveram média negativa nos exames realizados pelos alunos, ou seja, 91,6% teve média positiva.

A mesma análise conclui que a média das notas das escolas públicas voltou a aproximar-se dos colégios, existindo uma diferença de 1,4 valores (numa escala de 0 a 20).

Viana do Castelo voltou a ser o distrito com a melhor média nos exames nacionais do ensino secundário (11,98), seguindo-se o Porto e Viseu. Lisboa surge em décimo lugar com quase 50 mil exames realizados e uma média de 11,4 valores.

Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, os exames nacionais realizados em 2021 incluíam várias perguntas opcionais, sendo que as provas não eram obrigatórias para a conclusão do secundário.

A média nacional obtida pelos alunos dos colégios foi de 12,7 valores (no ano anterior foi de 14,3) e das públicas foi de 11,3 valores (12,8 no ano anterior), o que traduz uma descida da média geral das notas.

Com uma média de 13,58 valores nos 875 exames realizados, a primeira escola pública é a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e surge em 31.º lugar do ‘ranking’ geral, o que significa que as escolas públicas sobem ligeiramente na tabela geral em 2021, desta vez três lugares.

Em destaque está outra escola artística, a Soares dos Reis, no Porto, sendo a segunda escola pública com melhor média nos exames nacionais, com 13,35 valores, ocupando o 34.º lugar da tabela geral.

Com uma média de 16,16 valores nos 107 exames, o Colégio Efanor ultrapassou o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que nos últimos anos tem ocupado a melhor posição do ‘ranking’ divulgado pela Lusa, que exclui os estabelecimentos de ensino com menos de 100 provas e faz a média das notas dos alunos que realizaram provas do secundário. Segue-se o Colégio Nova Encosta, em Paços de Ferreira (média de 15,96), e o Colégio D. Diogo de Sousa (15,84 valores). O colégio Nossa Senhora do Rosário surge este ano em quarto lugar, com uma média de 15,81 valores nos 413 exames realizados.

Numa comparação entre sexos, as alunas obtiveram uma média de 11,86 valores (no ano anterior foi de 13,25 valores), enquanto os rapazes tiveram 10,99 valores (em 2020 foi de 12,85 valores).

As raparigas obtiveram melhores resultados em dez das 14 disciplinas analisadas, conseguindo melhor média a todas as três Matemáticas, a Física e Química, mas também a Biologia e Geologia, Filosofia ou Português. A média dos exames realizados pelos rapazes foi mais alta a Inglês, História A, Geografia A e Geometria Descritiva.

Veja aqui a lista com as dez melhores e piores escolas públicas:

As 10 melhores escolas públicas

Escola Artística António Arroio — Lisboa — Lisboa

Escola Artística Soares dos Reis — Porto — Porto

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais — Mortágua — Viseu

Escola Secundária Alves Martins — Viseu — Viseu

Escola Secundária Infanta D. Maria — Coimbra — Coimbra

Escola Secundária Quinta das Palmeiras — Covilhã — Castelo Branco

Escola Secundária Tomaz Pelayo — Santo Tirso — Porto

Escola Básica e Secundária D. Dinis — Santo Tirso — Porto

Escola Secundária da Quinta do Marquês — Oeiras — Lisboa

Escola Secundária Garcia de Orta —Porto — Porto

Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre — Lisboa — Lisboa

As 10 piores escolas públicas

Escola Básica e Secundária Passos Manuel — Lisboa — Lisboa

Escola Básica e Secundária Francisco Simões — Laranjeiro — Almada

Escola Básica e Secundária D. João V — Damaia — Amadora

Escola Secundária de Camarate — Loures — Loures

Escola Secundária do Lumiar — Lisboa — Lisboa

Escola Básica e Secundária Dr. Azevedo Neves — Damaia — Amadora

Escola Básica e Secundária Professor António da Natividade — Mesão Frio — Mesão Frio

Escola Básica e Secundária de Monte da Caparica — Almada — Almada

Escola Básica e Secundária de Santo António — Barreiro — Barreiro

Escola Secundária José Cardoso Pires — Loures — Loures

*Com Lusa

Mais Artigos