A FOREO, marca de beauty-tech lançada em 2013 por Filip Sedic, tem tido um crescimento assinalável à escala global, chegando já a 30 milhões de clientes em mais de 80 países, entre os quais Portugal, onde a insígnia é liderada por um rosto feminino, o de Mariana Guerra, Country Manager da empresa entre nós.
Dentro do grupo FOREO a maioria da gestão de topo é masculina. Apesar do caso de Mariana não ser isolado e haver também algumas responsáveis do sexo feminino, é um número reduzido, ainda que “cultura organizacional da FOREO favoreça a diversidade e a igualdade”, diz a responsável da marca que tem um percurso também de empreendedora.
Mariana Guerra iniciou a sua carreira na L´Oréal em Portugal, tendo passado por várias áreas dentro desta multinacional. Durante esses anos de experiência profissional, detetou uma lacuna no mercado e decidiu criar uma solução que a colmatasse, criando “uma empresa que oferecia tempo à mulher ativa e profissional”, nas suas palavras: uma start-up que levava serviços de estética e beleza, express, realizados em 15 minutos (tempo de pausa legal nas empresas), apenas em escritórios de empresas. Este serviço era semanal, coordenado diretamente com as equipas de Recursos Humanos, “que, muitas vezes, também ofereciam os nossos serviços em dias especiais, como o Dia da Mulher, ou no aniversário da empresa, por exemplo”. Depois de “quatro anos tão mágicos quanto duros, no mundo do empreendedorismo em Portugal”, Mariana foi viver para Espanha, de volta à L´Oréal, agora em Madrid, para o departamento de retail da marca NYX, onde teve a oportunidade de explorar e trabalhar diretamente a criação e gestão do retalho da marca.
Após essa experiência, a gestora junta-se à FOREO, levando o conhecimento que tinha adquirido, tanto em multinacionais, como a L´Oréal, ou a Calzedonia, como na empresa que fez nascer.
Na FOREO, há cerca de 5 anos, Mariana diz que iniciou “uma viagem apaixonante, intensa e de constante aprendizagem e criação, até hoje”.
A gestão “que tento implementar na FOREO em Portugal começa e termina nas pessoas, seja na equipa que trabalha diretamente a nossa marca nos departamentos internos, como nas pessoas das agências com que interagimos” e “em todas as equipas que trabalham no terreno (lojas) e que levam a FOREO até cada consumidor, tornando possível a implementação de um caminho sensorial e experiencial em cada loja”.
Apesar de a FOREO ser uma marca com um impacto grande a nível internacional, as equipas são reduzidas, “o que exige uma forte vertente operacional, uma gestão flexível e um foco especial em estratégias eficazes a curto prazo”, aponta Mariana Guerra que diz procurar “que a gestão da marca em Portugal seja realizada de forma integrada, com fluidez entre os vários departamentos que a trabalham, para que possamos chegar ao consumidor de forma simples e coerente”.
“O facto de trabalhar com paixão e de me identificar com o produto e com os projetos em que trabalho, faz com que seja mais fácil e natural” deixar uma marca nas coisas que faz, enuncia, destacando ainda a importância da sua equipa, “trabalhadora e dedicada, sem medo de testar, de falhar e de encontrar novas soluções, constantemente”.
Trabalhar uma marca internacional como a FOREO e a sua implementação de raiz num mercado “é uma aprendizagem constante e tem-me dado a oportunidade de ter uma visão global da economia, da gestão e das necessidades que os diferentes mercados têm”, assume esta responsável. Como faz parte do pequeno grupo de pessoas que introduziu a FOREO na Europa, frequentemente, apoia outros mercados, como França e Espanha, levando conhecimento e formas de gestão já ativas em mercados mais maduros.
Como mulher empreendedora, Mariana Guerra diz que “da mesma forma que me inspiro noutras mulheres, gosto de acreditar que também outras pessoas podem inspirar-se com o meu caminho”.
A Country Manager da FOREO acredita “no poder da partilha” e, por isso, frequentemente se envolve em projetos “que alimentam esse tipo de partilha”, como é o caso do programa de mentoria do ISCTE, onde é orientadora de alunos que estão a terminar os seus cursos e procuram discernir o seu futuro profissional. “Também, através da Universidade Católica, em conjunto com um projeto de empreendedorismo feminino do Brasil, fiz parte de um programa de apoio e inspiração para mulheres empreendedoras, onde, durante vários dias criámos experiências e palestras, no Dubai, no sentido de as nutrir de conhecimento e ferramentas que possam ser úteis para que trilhem o seu caminho, especificamente, na indústria do luxo”, aponta a gestora: “Muitas vezes, em conferências e eventos, partilho a minha experiência e o meu caminho profissional, o que acaba por ser uma ponte para uma forte rede de contactos e para me nutrir, também eu, de experiências e de conhecimento de tantas outras pessoas”, acrescenta. Mariana Guerra diz “acreditar que resiliência e capacidade de tornar barreiras em oportunidades” são das “competências fundamentais para quem ambiciona construir um negócio próprio”. E complementa: “A capacidade de comunicar de forma assertiva e sintética, bem como de criar networking são também pilares fundamentais para qualquer empreendedor”.
A Country Manager da FOREO diz que “a constante busca por aprender, a curiosidade e a frequente vontade de beber mais conhecimento são motores cruciais, que inspiram o meu quotidiano”, salientando que “o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é fundamental para uma vida saudável. Confio que, no meu caso, fosse mais difícil produzir com qualidade e com criatividade no meu quotidiano profissional, se não investisse tempo da minha vida pessoal nas atividades que alimentam essa minha criatividade, como a leitura, a pintura, o ballet ou tempo passado em viagens de caravana em contacto com a natureza”.
A forma de liderança de Mariana Guerra tem permitido o desenvolvimento da FOREO no mercado português. A marca está agora apostada em chegar a um público mais vasto. Os novos investimentos em produtos, tecnologia e canais de distribuição (dos primeiros anos em que a FOREO foi introduzida no mercado nacional, a empresa acrescentou às perfumarias, diversos canais online, farmácias, ou mesmo lojas de tecnologia) pretendem reforçar “a importância do ‘me time’ e de que cada pessoa possa, através da FOREO, encontrar um momento de pausa no meio das rotinas caóticas e frenéticas”. A marca de beauty-tech prevê terminar 2022 com alguns lançamentos, como a quarta geração da LUNA 4 (composta por três referências novas no mercado: LUNA 4, LUNA 4 mini e LUNA 4 go), gama desenhada para permitir uma limpeza facial completa e de elevada qualidade, “perfeita para quem viaja, para quem tem uma vida ativa e para quem valoriza a tecnologia ao serviço da beleza, potenciando resultados eficazes e rápidos”, comenta Mariana que realça o facto da FOREO ter sido a primeira marca de skincare a realizar o lançamento de novos produtos no metaverso. “Nesta nova geração de dispositivos LUNA, trazemos ao mercado um silicone ainda mais higiénico, um motor mais eficiente e mais leve e um maior leque de funcionalidades”. Para o próximo ano, a marca prevê entrar em novas categorias de mercado “e arrisco afirmar que 2023 pode vir a ser o ano com lançamentos mais disruptivos a que alguma vez assistimos na FOREO”, deixa no ar a responsável da empresa.
“Temos o objetivo de colocar um dispositivo FOREO em casa de cada português”, declara Mariana Guerra que acentua que a empresa quer ajudar os consumidores a “escolher os melhores dispositivos da FOREO para inclusão nas suas rotinas de skincare e de beleza de acordo com as suas necessidades”. A FOREO “compromete-se com um sentido de beleza que assenta no sentimento de autoestima e de autoconfiança”, conclui a responsável.