Donald Trump afirmou esta semana que é o “presidente republicano com a maior popularidade da história”, repetindo uma afirmação questionável que também fez durante o seu primeiro mandato, uma vez que a sua taxa de aprovação ficou abaixo dos 50% em duas sondagens realizadas esta semana.
“Uau! O presidente republicano com a maior percentagem de aprovação da HISTÓRIA! Obrigado”, escreveu Trump no Truth Social, embora não esteja claro a quais pesquisas ele se referia.
Trump pode ter-se referido a uma agregação de sondagens realizada pela CNN no mês passado, que mostrou que 63% dos eleitores republicanos aprovam fortemente Trump cinco meses após o início do seu segundo mandato, em comparação com 53% durante este período do seu primeiro mandato, o que Enten chamou de “histórico”, já que a classificação de Trump superou todos os outros ex-presidentes republicanos desde Ronald Reagan.
No entanto, quando se consideram os democratas e os independentes, Trump tem um dos piores índices de aprovação, empatando com o ex-presidente Joe Biden, de acordo com outras pesquisas.
Os índices médios de aprovação de Trump durante o seu primeiro e segundo mandatos estão abaixo dos de todos os presidentes anteriores desde Harry Truman, com exceção de Biden, que teve o mesmo índice médio de aprovação que Trump tem no seu segundo mandato (42%), de acordo com a Gallup, a mais antiga empresa de pesquisa presidencial.
Entretanto, duas sondagens realizadas esta semana mostram que a taxa de aprovação de Trump varia entre -12 e -6: a sua classificação geral subiu dois pontos na sondagem semanal da Economist/YouGov, mas caiu três pontos na sondagem semanal da Morning Consult, que também revelou que a sua taxa de aprovação voltou a cair para um mínimo histórico de 45% no seu segundo mandato.
Trump fez uma afirmação semelhante durante o seu primeiro mandato, quando escreveu em julho de 2018 que tinha os “números mais altos nas pesquisas da história do Partido Republicano”, embora os dados da Gallup mostrem que tanto George H.W. Bush como Dwight Eisenhower tinham índices de aprovação mais altos do que os 85% de Trump no mesmo momento dos seus mandatos, informou o Politifact.
(Com Forbes Internacional/Sara Dorn)