Donald Trump afirmou no domingo que as suas tarifas, a maioria das quais consideradas ilegais por um tribunal de recurso, geraram “triliões de dólares” — o que corresponde às estimativas de alguns economistas quanto às receitas que as suas taxas poderiam gerar, mas ao longo da próxima década, e não até agora.
“Sem tarifas e todos os TRILHÕES DE DÓLARES que já arrecadámos, o nosso país estaria completamente destruído e o nosso poder militar seria instantaneamente aniquilado”, escreveu Trump no Truth Social.
Trump afirmou no início deste mês que “triliões de dólares estão a ser arrecadados com as tarifas” e que as suas taxas “não causaram inflação ou quaisquer outros problemas para os Estados Unidos, além de enormes quantias de dinheiro a entrar nos cofres do nosso Tesouro”.
Trump omite que as tarifas são pagas pelas empresas americanas para importar produtos estrangeiros, com esses custos acabando por ser suportados pelos consumidores americanos.
Os últimos comentários de Trump sobre as suas tarifas seguem uma decisão tomada na passada sexta-feira pelo Tribunal de Recurso dos EUA, que considerou que Trump excedeu a sua autoridade ao emitir as suas tarifas recíprocas, um poder que, segundo a opinião da maioria, era “exclusivo” do “poder central do Congresso”.
A decisão que proíbe as tarifas só entrará em vigor a 14 de outubro, dando tempo à administração de Trump para recorrer para o Supremo Tribunal.
Os EUA arrecadaram 142 mil milhões de dólares em receitas tarifárias neste ano fiscal, que termina em setembro, de acordo com dados do Departamento do Tesouro norte-americano divulgados no início deste mês. Desde que as tarifas de Trump entraram em vigor em abril, as suas cobranças geraram cerca de 96 mil milhões de dólares em receitas, depois de os direitos alfandegários saltarem para 28 mil milhões de dólares em julho, marcando um aumento anual de 273%. Os direitos alfandegários representaram 27 mil milhões de dólares em receita em junho, 22 mil milhões de dólares em maio e 16 mil milhões de dólares em abril. Antes do anúncio das tarifas de Trump, os direitos alfandegários totalizaram 8 mil milhões de dólares em março e 7 mil milhões de dólares em fevereiro e janeiro. Os direitos alfandegários são tarifas ou impostos pagos pelos importadores no comércio internacional, o que significa que 0as empresas, negócios ou indivíduos nos EUA são obrigados a pagar impostos quando as mercadorias entram no país. Os consumidores tendem a arcar com o peso dos custos das tarifas, uma vez que as empresas ajustam os preços para compensar ou absorver os efeitos das tarifas.
(Com Forbes Internacional/Ty Roush)