“A cultura come a estratégia no café da manhã”. A famosa frase de Peter Drucker descreve muito bem a forma como Daniel Pinheiro conduz os negócios da evermart. O CEO da plataforma digital, que tem crescido 30% ao mês no seu segundo ano de existência, tem encontros diários com os seus diretores, tomando até mesmo um café da manhã com colaboradores para conversar sobre o futuro da empresa.
Num amplo apartamento na cidade de Barcelona, vivendo com a sua esposa e com um adorável filhote da raça Teckel, Daniel passa quase o dia todo em contacto remoto com diferentes equipas no Brasil, reforçando a cultura da empresa e acompanhando a execução das estratégias que têm levado a evermart a se destacar no mercado digital. Uma vez por mês, volta para o Brasil para realizar reuniões presenciais, atender clientes e também promover as experiências exclusivas da evermart.
Descrito pelos seus colaboradores como um homem acelerado – um dos lemas da evermart é “acelerando juntos” – a mote de transformação da evermart reflete a própria história de vida do CEO. A origem mineira é facilmente identificada pelo sotaque indisfarçável, porém, quando passa a falar de tecnologia, meios de pagamento e metodologias de aprendizagem, não deixa dúvidas de que se está a falar com alguém que realmente entende do assunto.
Andrey Nousi, parceiro da evermart, foi durante mais de 10 anos VP do JP Morgan na Suíça, hoje é fundador e CEO da Nousi Finance, empresa que, entre outros projetos, promove educação financeira na área de cripto ativos. “O Daniel tem uma habilidade muito única de conseguir escutar muito bem o que outras pessoas estão a reportar sobre a sua situação, e tem uma análise muito cirúrgica de problemas que a pessoa pode estar a atravessar no seu modelo de negócio e em como resolver isso, de maneira holística. Eu nunca conheci nenhuma outra pessoa que conseguisse fazer isso”.
Mesmo com mais de 15 anos de experiência como programador, inclusive tendo trabalhado em diversos projetos de infraestrutura de grandes bancos, Daniel não se identifica como tal.
“Negócios não são feitos de códigos, mas sim de pessoas. Quando comecei a desenvolver pessoas, os meus negócios atingiram um outro patamar”, diz Daniel.
Antes de fundar a evermart, foi ajudante de pizzaiolo, dono de restaurante e trabalhou como suporte de uma fábrica de software – onde descobriu a paixão por código. Quando questionado sobre o que diferencia o seu modelo de negócio, Daniel explica, usando o seu jeito de contador de histórias, que todos são viajantes a atravessar a vida, acumulando experiências e conhecimentos numa mochila, um empreendedor nasce quando ele abre essa mochila para dividir com o mundo essa combinação única das suas viagens.
Começou a treinar judo no início da adolescência e chegou a conquistar diversos títulos de relevância. Por um acaso do destino, estava a assistir aos treinos de um mundial de luta olímpica e ao assistir algumas das lutas, identificou que os padrões de quedas e técnicas do judo poderiam ser aplicadas nesta modalidade. Para provar a hipótese, inscreveu-se no evento e, na sua primeira participação, obteve o terceiro lugar.
Dois tipos de inovação
Para ele existem dois tipos de inovação: primeiro e mais raro é o que todas as pessoas perseguem, acontecendo quando alguém inventa uma forma absolutamente nova de resolver um problema, mas existe outra, mais eficiente, que é aplicar o conhecimento e as experiências de outros mercados e indústrias, quebrando as regras tradicionais e olhando para os problemas de uma forma diferente.
“O valor de um negócio está na inovação e ela acontece na intersecção de diferentes áreas do conhecimento. Quando eu me tornei programador, eu trouxe comigo toda a experiência de alguém que já tinha trabalhado como suporte, gestor, lutador e cozinheiro, isso deu-me e hoje dá à evermart um diferencial enorme de mercado, o lado humano”.
“Se hoje tudo der errado, amanhã eu começo de novo.”
“8:59 da manhã do dia 18 de agosto de 2020 foi a última vez que eu fiquei sozinho nos servidores da evermart”. Exatamente às 9 da manhã foi realizada a primeira venda da plataforma e, pouco mais de dois anos depois do seu lançamento, conta com dezenas de milhares de produtores e cursos, e mais de um milhão de alunos.
“No começo, éramos só uma página de checkout, onde o cliente realizava o pagamento de um produto e confirmava o recebimento, mas por trás desta página existia um gigantesco quebra-cabeças”.
Hoje, a empresa conta com algumas dezenas de programadores, trabalhando todos os dias para desenvolver novas funcionalidades, proteger a plataforma e garantir a sua estabilidade e melhoria contínua.
O que era apenas uma página de pagamento tornou-se um verdadeiro ecossistema para empreendedores do mercado digital.
A evermart oferece diversas soluções para alunos e produtores de conteúdo, desde serviços de hospedagem com design moderno no estilo “Netflix”, sistemas de pagamento completos e até mesmo uma equipa de inteligência de negócios que oferece insights aos clientes da plataforma para definição de estratégias e otimização de resultados a partir da análise de dados próprios e também obtidos no mercado.
Com mais de 150 funcionários e planos de duplicar este número até meados de 2023, a plataforma é reconhecida não só pela tecnologia, que garantiu o prémio de Génios da Atualidade ao CEO, mas também pelo seu suporte eficiente e humanizado, o que se diferencia face a outras plataformas.
Experiências aos seus clientes
A empresa tem investido em proporcionar experiências para os seus clientes, entre as ever experiences, como são chamadas, estão a Porsche Cup, incluindo a possibilidade de correr o circuito, a cerimónia do tapete vermelho no Festival de Cinema de Cannes, o Grande Prémio de Fórmula 1 no Mónaco e até mesmo um jantar num restaurante-cinema localizado numa vinícola no Chile.
“As experiências são criadas pensando no perfil do cliente, os que vendem mais rápido conhecem a Fórmula 1, os produtores com conteúdo artístico foram convidados para participar do festival de Cannes e assim por diante”.
Mais do que entreter, as ever experiences estão alinhadas com o princípio da transformação através da educação. Um exemplo desta estratégia foi a realização de um evento em Trancoso, para o qual foram convidados 30 produtores de conteúdo, para algumas mansões à beira-mar em grupos escolhidos especificamente pelo potencial de sinergia entre negócios, estratégias complementares e possibilidades de aprendizagem sobre diferentes nichos de mercado.
“Este tipo de ambiente favorece a troca de conhecimento e o crescimento pessoal e profissional dos produtores de conteúdo, além disso preparamos palestras com informações exclusivas e insights do mercado”.
Segundo Daniel, o segredo do sucesso da evermart são as pessoas, o CEO tem convicção que todos os stakeholders devem ser empoderados para se tornarem a melhor versão de si mesmos, desde os clientes, alunos e especialmente os colaboradores, que, na sua maioria, atuam de forma remota. O CEO, aliás, é um ferrenho defensor desta modalidade de trabalho.
Para Daniel Pinheiro, se se entregar poder e responsabilidade na medida certa, as pessoas sempre irão entregar o seu melhor.
O trabalho do CEO para a criação de uma cultura forte parece estar a dar resultados: nas redes sociais foi possível encontrar diversos colaboradores que tatuaram o símbolo da empresa.
Carol Paiffer e o alinhamento de propósito
Quando se fala em negócios digitais e transformação através da educação, poucos nomes chamam tanto a atenção quanto Ana Carolina Paiffer, CEO da ATOM e também parceira da evermart. Carol Paiffer, amplamente conhecida pela sua participação no programa Shark Tank, começou a atuar no mercado financeiro ainda em 2005 focada em day trade.
No ano seguinte fundou a Paiffer Investimentos com o seu irmão e em 2008 já contava com mais de 600 clientes. Em 2012, Carol fez parte da criação da mesa de traders WHPH e pouco tempo depois fundou a Atom, a primeira e maior empresa de traders com capital na bolsa de valores da América latina.
O seu papel no empoderamento feminino e na educação é amplamente reconhecido, sendo constantemente convidada a falar sobre o tema em eventos e entrevistas, bem como colecionando prêmios e homenagens de diferentes organizações públicas e privadas. A parceria nos negócios entre Carol Paiffer e Daniel Pinheiro nasceu do alinhamento de propósito, a transformação na vida das pessoas através da educação.