A TOUS tornou-se uma marca de referência para muitos portugueses em Portugal. Traduzindo isto em números, o que nos pode dizer sobre a evolução da empresa ao longo dos últimos 15 anos, no mercado nacional?
Ao longo dos últimos 15 anos, a TOUS tem registado um crescimento constante no mercado português. Prova disso são os resultados referentes a 2023, que indicam um crescimento significativo, com um aumento de vendas superior a 7% em comparação ao ano anterior de 2022.
Nos mais recentes anos, o ritmo de crescimento do negócio em Portugal acelerou mais, segundo sei. Qual tem sido o principal impulsionador desse crescimento exponencial da TOUS no mercado português?
O principal impulsionador do crescimento exponencial da TOUS no mercado português nos últimos anos foi sem dúvida uma combinação de vários fatores. Para além da evolução de marca que lançámos em 2022, que representa uma nova fase da TOUS, tanto do ponto de vista de comunicação, como de design e apresentação de novos produtos, houve também uma consolidação da presença da marca em território nacional. A estratégia assentou na abertura de novas lojas e na renovação de algumas já existentes, bem como a forte aposta e desempenho do negócio digital, que já representa mais de 25% das vendas totais em Portugal.
A TOUS fechou o exercício de 2023 em Portugal com um crescimento de vendas superior a 7% face ao ano anterior. Foi o melhor resultado pós-pandemia e o mais significativo desde a entrada da marca em Portugal.
“O negócio digital já representa mais de 25% das vendas totais em Portugal”
A marca traçou uma nova estratégia de posicionamento e imagem? Em que consiste e qual a diferença face à estratégia anterior?
A nossa evolução de marca representa esta nova fase na história centenária da TOUS cuja relevância também se deve a esta capacidade de nunca estagnarmos. As grandes diferenças foram sobretudo o repensar do nosso logo, bem como de uma nova estratégia com três novas características estandarte deste renovado capítulo – ousadia, criatividade e sentido de humor, que se refletiram numa reinterpretação dos nossos símbolos principais – a cor rosa, o urso e a ternura. Para além disso, e através do lançamento recente de um novo ícone da marca, o TOUS Manifesto, procurámos reforçar este nosso novo posicionamento de fazer brilhar a autoexpressão e criatividade individual.
Essa estratégia é para Portugal ou é extensiva a todos os mercados onde a TOUS está presente?
Sim, esta estratégia é extensiva a todos os mercados onde a TOUS está presente, não se limitando apenas a Portugal, pois do ponto de vista de marca procuramos praticar o “Glocally” – viver sob o mote de sermos uma marca mundial consistente e forte, com uma comunicação coerente e coesa, mas que ao mesmo tempo se envolve, adapta e é considerada localmente pelos clientes.
Quais são os principais objetivos desta nova abordagem?
Os principais objetivos desta nova abordagem assentam sobretudo numa transformação transversal baseada em três linhas estratégicas: orientação para o cliente, através de uma maior frequência de lançamento de novos produtos para seguir as tendências da moda e criar acessórios chave para o dia-a-dia, de vários estilos; a sustentabilidade; e eficiência. Como parte desta transformação, a TOUS evoluiu num processo que elevou a marca ao mais alto nível e comprometeu-se com o seu legado mais importante: a expressão individual e a criatividade incorporada nas suas joias.
A nova estratégia da TOUS pressupõe “uma maior frequência de lançamento de novos produtos para seguir as tendências da moda e criar acessórios chave para o dia-a-dia, de vários estilos”
Definiram o conceito SAPIENS para um modelo de loja que visa aprimorar a experiência do cliente. De que forma, em concreto, pensam conseguir melhorar essa experiência?
O conceito SAPIENS veio aprimorar a experiência do cliente, tornando-a mais imersiva e expressiva, através da incorporação de elementos destinados a proporcionar uma dinâmica diferenciadora. Desde a disposição dos produtos, passando pela iluminação, decoração e interatividade, que favorece a autonomia do cliente e garante uma nova forma de interação com o produto.
Esse conceito já se encontra em todas as lojas? Onde é que já está implementado?
Temos já 5 lojas em Portugal com o conceito SAPIENS – Braga Parque, Forum Coimbra, El Corte Inglés Gaia, Forum Madeira e Espaço Guimarães. Temos como objetivo a renovação das restantes até 2025, bem como o plano de expansão a nível nacional, com novas aberturas.
Que investimento fizeram para montar esta nova estratégia?
O investimento global assentou sobretudo no impulso digital e na inovação tecnológica, que são pilares essenciais para o crescimento, estimulados através de uma elevada taxa de investimento e de uma aposta firme no talento especializado. Para além disso, temos vindo a trabalhar em duas áreas fulcrais: a experiência do cliente, através do omnicanal e da personalização, e a eficiência organizacional, melhorando os processos de produção e otimizando a cadeia logística.
Em número de lojas, como é composta a rede da TOUS por cá?
Estamos presentes nas cidades mais importantes do país, incluindo nas ilhas, e atualmente temos 40 lojas físicas e 2 online, entre elas a espetacular loja na Rua Garrett 50, que é património nacional e de interesse público, uma das joalharias mais bonitas de Lisboa.
A estratégia de expansão continuou com a abertura de mais três lojas, chegando às 42 no país.
As mais recentes aberturas aconteceram em Viseu, na Madeira e nas Caldas da Rainha. Há mais aberturas previstas para este 2024? Se sim, onde e quando?
Este ano a aposta assenta essencialmente em renovar o maior número de lojas para o novo conceito SAPIENS, de forma a consolidar o rebranding da marca.
Entre 2024 e 2025 temos como objetivo trabalhar na abertura de duas lojas de rua nas cidades de Lisboa e Porto.
“Entre 2024 e 2025 temos como objetivo trabalhar na abertura de duas lojas de rua nas cidades de Lisboa e Porto”.
Quais são as vossas três lojas-estrela em Portugal? As três que mais faturam?
Todas as lojas têm um peso importante para a caminhada de sucesso da TOUS no mercado português, no entanto, as nossas lojas no NorteShopping, Braga Parque, El Corte Inglés Gaia e Lisboa e Colombo são as que em 2023 apresentaram maior volume de vendas.
Quais são os produtos da TOUS que mais têm sido procurados pelos consumidores portugueses? Existe algum produto ou linha que se destaque especialmente no mercado nacional?
Temos vindo a lançar coleções que vão ao encontro das tendências e que por isso, nos posicionam cada vez mais no segmento da moda/ high fashion despertando o interesse do consumidor português. Para além disso, a evolução de produtos icónicos como é o caso do nosso urso que ganhou uma nova forma tridimensional (Bold Bear), e a criação de novos ícones da marca como o “TO” de TOUS MANIFESTO, são sinónimo de uma abordagem inovadora do produto, que sublinha o compromisso firme da marca em ser diferenciadora.
O consumidor português é também fã das nossas coleções mais clássicas e intemporais e está cada vez mais familiarizado e apaixonado pelas infinitas possibilidades de conjugação de joias.
A nível internacional e olhando para todos os mais de 40 países em que está presente, que posição ocupa Portugal nesse mapa, em termos do valor do mercado português para a marca?
Portugal tem uma posição estratégica, estando nos top markets da empresa.
Relativamente aos produtos, que novos lançamentos haverá neste ano?
Todos os meses apresentamos novas coleções nas nossas lojas físicas e online, com o foco em oferecer novidades ao cliente que vão ao encontro das tendências atuais, sejam uma mais valia para o dia-a-dia e marquem os momentos relevantes. Inspiramo-nos para apresentar modelos modernos e unissexo, como também transformar os clássicos em atuais. É desta forma que conseguimos o equilíbrio entre uma oferta variada e verdadeira ao nosso ADN.
Quais são os principais desafios e oportunidades que a marca identifica atualmente em Portugal?
A concorrência no mercado da joalharia é sem dúvida um dos grandes desafios, no entanto, posicionamo-nos de uma forma madura em Portugal e temos mantido um crescimento muito saudável ao longo dos anos, de forma a conquistarmos um lugar no top of mind do consumidor. A adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores não é para nós um desafio, mas sim uma oportunidade para nos reinventarmos e crescermos enquanto marca.
A TOUS tem um projeto, pouco conhecido do grande público, o TOUS SCHOOL, virado para a formação na área de joalharia. Que resultados tem tido este projeto, designadamente na captação de talentos para a arte das joias?
O projeto TOUS SCHOOL tem tido resultados positivos na formação de jovens talentos na área de joalharia, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizagem prática e estágio nas oficinas da TOUS. Em Portugal e através da colaboração com o CINDOR, o único centro de formação profissional do nosso país em ourivesaria e relojoaria e referência no setor, forma mais de 5.000 alunos por ano, sendo que nestes cinco anos de parceria connosco, já demos 20.000 horas de formação prática aos alunos de excelência do CINDOR, na nossa sede em Manresa, Barcelona.
Esta parceria permite-nos contribuir para o desenvolvimento e capacitação do talento da joalharia em Portugal, ajudando a fortalecer a indústria e fomentando a formação de profissionais que irão moldar o futuro do setor.
É possível que venhamos a ter produção de joias TOUS em Portugal? Isso está previsto?
No âmbito dos objetivos globais de sustentabilidade da empresa, existe o desafio de trabalhar para aumentar a produção local. No entanto, ainda não temos novidades, se as tivermos, partilhá-las-emos convosco.