🗞️ 7 notícias a não esquecer
Apesar de algumas polémicas, a Web Summit 2025 reuniu um número recorde de 1.857 investidores de 86 países — um aumento de 74% face ao ano passado — e confirmou a capital portuguesa como um dos destinos mais atrativos do mundo para o capital de risco e a inovação tecnológica.
Carlos Moedas tinha anunciado que iria revelar que Lisboa iria ter um novo unicórnio. A novidade foi tornada pública pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa conferência durante a Web Summit. A Upwork é esse unicórnio tecnológico.
Ao longo da edição de 2025 da Web Summit, em Lisboa, a Startup Portugal preparou dois anúncios. Primeiro, a nova edição do ranking das Universidades mais empreendedoras e, em segundo, o mapeamento das startups em Portugal 2025. Em entrevista à Forbes, Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal, explicou estes projetos e falou do ecossistema empreendedor em Portugal.
A Granter, startup apoiada pela Fábrica de Unicórnios de Lisboa, foi a grande vencedora do Pitch da Web Summit 2025, a competição que distingue as startups de maior potencial que se apresentaram na Web Summit. A empresa portuguesa destacou-se entre centenas de candidaturas internacionais pela sua solução inovadora baseada em Inteligência Artificial, que simplifica o acesso ao financiamento público e apoia as empresas em todo o processo de candidatura a fundos europeus. Também a Enhanced Fertility, startup liderada por Andreia Trigo e que acelera o processo de testes, diagnóstico e início de tratamento de fertilidade, esteve em realce, tendo vencido o Road 2 Web Summit, com o prémio Startup Mais Promissora, durante a Web Summit de Lisboa deste ano.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), Jorge Viana, anunciou na Web Summit que 10 start-ups brasileiras vão ficar em Portugal nos escritórios da APEX para se internacionalizarem: “Vão ficar nove meses aqui em Portugal fazendo contactos, e vamos apoiar para ajudar no processo de internacionalização”, aponta Jorge Viana.
Um ano depois de alguns projetos terem sido apresentados na Web Summit, ficámos a conhecer os seus desenvolvimentos. Amália voltou a ser protagonista na Web Summit. O modelo de linguagem português – desenvolvido com o objetivo de dar autonomia tecnológica e identidade linguística ao país na era da inteligência artificial – foi destacado pelo Executivo como uma das peças-chave da nova estratégia nacional para a IA, aguardando-se a sua apresentação oficial para as próximas semanas. Por seu lado, a Under 30 da Forbes Espanha e Europa Julietta Rueff veio à Web Summit mostrar uma aplicação que complementa o sistema FlamAid por si criado que dá a possibilidade ao utilizador de aceder a um mapa que lhe indica as rotas mais seguras em Portugal.
Como não poderia deixar de ser, ou não fosse esta, a par com o Instagram, uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, o TikTok foi um dos temas de destaque no palco principal da edição de 2025 da Web Summit. Khartoon Weiss, responsável pelas soluções empresariais a nível global da plataforma, destaca que “aquilo que mais nos orgulha é a nossa comunidade de criadores. Nós criámos uma série de maneiras diferentes para as pessoas se tornarem empreendedoras”.
🧐 A frase da semana
A ex-tenista Maria Sharapova foi uma das oradoras da Web Summit, tendo falado sobre como a IA está a mudar a modalidade: “Tem havido tantas inovações nos campos da biomecânica e da medicina, que poderão prolongar e permitir a um atleta jogar muitos mais anos”, referiu. Noutro evento que também decorreu em Lisboa, o VTEX Connect Europe, o também antigo tenista Rafael Nadal, deixou algumas máximas: “Se queres ter sucesso, tens de estar desconfortável. Para teres sucesso, tens de sofrer, ouvir coisas que não queres ouvir, ter dúvidas”.
✔️ O positivo
Durante a sua visita a Portugal para marcar presença na Web Summit de Lisboa, Brad Smith, Vice-Chair e Presidente da Microsoft, anunciou um investimento histórico na infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) do país, de 10 mil milhões de dólares. Em parceria com a Nscale, a NVIDIA e a Start Campus, a Microsoft irá implementar 12.600 GPUs NVIDIA de última geração em Sines, estabelecendo uma nova referência para a infraestrutura digital na Europa.
❌ O negativo
Mais de metade dos jovens profissionais trocaria 10% do salário por maior felicidade no trabalho. O dado, revelado por um estudo internacional da CEMS – rede académica que inclui a Nova SBE –, é um alerta para empresas que continuam a gerir equipas com métricas do século passado e um indicador que no mundo laboral as prioridades que as entidades patronais consideram não são as mais ajustadas aos seus colaboradores. O dinheiro não é tudo.
📖 A LER
Este Natal, a Livraria Lello inspira-se na magia de “O Feiticeiro de Oz”, editado na Little Collection, chancela da Livraria dedicada aos mais novos, para criar uma ode à amizade e à ligação humana. A iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater o isolamento social através da leitura partilhada.
📻 A OUVIR
Este Natal, a Livraria Lello inspira-se na magia de “O Feiticeiro de Oz”, editado na Little Collection, chancela da Livraria dedicada aos mais novos, para criar uma ode à amizade e à ligação humana. A iniciativa integra o lançamento da campanha “Lemos a Meias?”, que pretende combater o isolamento social através da leitura partilhada.
🎥 A VER
As atrizes Valerie Braddell e Eliana Rosa e o ator Albano Jerónimo foram distinguidos, em Lisboa, com o Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.
🍲A SABOREAR
A nova carta do DoubleTree by Hilton Lagoa Azores é revelada no próximo dia 15 de novembro. O menu tem a assinatura da Chef Executiva, Janeth Rios, e será harmonizado com os vinhos da Tarelo, produzidos na Ilha do Pico, Açores.
Bom fim de semana!!





