🗞️ 7 notícias a não esquecer
A pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, acrescentou cerca de 62 mil milhões de dólares à sua fortuna depois de investidores privados terem mais do que duplicado a avaliação da xAI Holdings, a empresa que agrega os negócios de inteligência artificial e redes sociais de Elon Musk. O pai da Tesla está cada vez mais próximo de se tornar a primeira pessoa do mundo a atingir um património líquido de 800 mil milhões de dólares (cerca de 689,44 mil milhões de euros).
A Luxury Tours Portugal, em parceria com o Kopke Group lançou o “5-Day Porto & Douro Valley Luxury Wine Tour”, uma experiência privada e exclusiva de cinco dias que se desenrola por quintas históricas e alojamentos de excelência, combinando a alta gastronomia com os vinhos raros e singulares da região.
Mais de 400 milionários de vários países defendem o aumento de impostos sobre os super-ricos e alertam para o impacto negativo que a concentração extrema de riqueza, incluindo a influência de Donald Trump, está a ter na estabilidade económica e na democracia.
Donald Trump anunciou em Davos a criação de um Conselho de Paz, um novo organismo internacional que, segundo o próprio, pretende intervir na resolução de conflitos globais em articulação com as Nações Unidas, começando pela guerra em Gaza, embora o seu funcionamento, composição e alcance continuem pouco claros.
“Apagou-se na serenidade da sua residência em Roma, rodeado do afeto dos que lhe são queridos”, lê-se no comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, companheiro de longa data do criador de moda Valentino, falecido esta semana. Recordamos a figura e a sua obra.
A Forbes esteve à conversa com Marta Gonçalves Viegas, fundadora d’O Bolo da Marta, em Lisboa, que nos contou como tudo começou há mais de uma década. Desde os primeiros bolos feitos em casa à consolidação da marca como uma referência na capital.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou esta semana numa sessão solene do Parlamento Europeu que assinalou os 40 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, num momento de evocação política e institucional de um dos marcos mais estruturantes da história recente do país.
🧐 A frase da semana
“Gostava de acreditar numa mudança disruptiva [no uso de IA pelos serviços públicos], mas reconheço que, atendendo à estrutura e à cultura organizacional da Administração Pública, esse cenário seja pouco provável”, afirma José Moreira, professor de Direito na Universidade Portucalense, a respeito da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
✔️ O positivo
A Mattel lançou a primeira Barbie com transtorno do espectro do autismo, desenvolvida ao longo de mais de 18 meses em colaboração com a Autistic Self Advocacy Network, num passo que reforça a aposta da marca na representação da diversidade e da inclusão através do brincar.
❌ O negativo
A saúde das mulheres recebe apenas 6% do investimento privado global em saúde, apesar de as mulheres representarem quase metade da população mundial, conclui um novo relatório do Fórum Económico Mundial, apresentado esta semana em Davos, que defende mais evidência científica e transparência para desbloquear capital e reduzir uma lacuna com elevado impacto económico e social.
📖 A LER
Simon Squibb tinha apenas 15 anos quando perdeu o seu pai e se viu a viver na rua durante oito semanas. Uma “experiência horrível” que acabou por acordar aquilo que chama de “músculo empreendedor”. Incapaz de encontrar um emprego devido à sua idade, acabou por propor às pessoas cuidar dos seus jardins. Foi assim que nasceu a sua empresa de jardinagem. Recentemente, colocou também o seu conhecimento num livro com o mesmo nome. A Forbes falou com o autor e empreendedor.
📻 A OUVIR
A “The Romantic Tour” de Bruno Mars vendeu 2,1 milhões de bilhetes na passada quinta-feira, o maior volume de vendas de bilhetes num um único dia na América do Norte, Europa e Reino Unido na história da Live Nation, de acordo com números de vendas de bilhetes partilhados com a Forbes norte-americana.
🎥 A VER
A Swatch apresentou a nova coleção Swatch × Guggenheim, um conjunto de quatro relógios inspirados em obras de Edgar Degas, Paul Klee, Claude Monet e Jackson Pollock, desenvolvidos em colaboração com o Guggenheim Nova Iorque e a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza.
🍲A SABOREAR
Nos aviões da British Airways vão passar a ser servidos vinhos da portuguesa Rocim. A partir deste mês de janeiro, a companhia aérea britânica passa a disponibilizar dois vinhos Rocim nas cabines premium: Grande Rocim Branco 2024, primeira classe, e Herdade do Rocim Alicante Bouschet 2024, classe executiva.
Bom fim de semana!!





