TOP of the WEEK: O poder das máquinas e das mentes

🗞️ 7 notícias a não esquecer A Nvidia, fabricante de semicondutores para a Inteligência Artificial, acaba de ultrapassar a fasquia dos cinco biliões de dólares (cerca de 4,3 biliões de euros), feito que nem a Microsoft nem a Apple conseguiram alcançar. A fabricante de chips norte-americana torna-se assim a primeira “Five Trillion Dólar Company” no mundo.…
ebenhack/AP
Entre recordes históricos e novos impérios digitais, a semana mostrou que o futuro pertence a quem cria - seja um chip, uma ideia ou uma rede de líderes. Da Nvidia a Elon Musk, passando por empreendedores portugueses e mulheres que moldam o desporto, o poder assumiu múltiplas formas.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

A Nvidia, fabricante de semicondutores para a Inteligência Artificial, acaba de ultrapassar a fasquia dos cinco biliões de dólares (cerca de 4,3 biliões de euros), feito que nem a Microsoft nem a Apple conseguiram alcançar. A fabricante de chips norte-americana torna-se assim a primeira “Five Trillion Dólar Company” no mundo.

 

O empresário norte-americano Elon Musk, fundador de sete companhias, entre elas a Tesla e a SpaceX e que esta semana anunciou o lançamento da “Grokipedia” com artigos gerados por inteligência artificial para concorrer com a Wikipedia, foi o primeiro homem no mundo a ultrapassar a barreira dos 500 mil milhões de dólares no início deste mês e volta agora a atingir este feito.

 

Conteúdo do artigo

A empresa de robótica e inteligência artificial (IA) 1X Technologies anunciou, num vídeo promocional nas redes sociais, a comercialização de um robô humanoide concebido para realizar tarefas domésticas.

 

Conteúdo do artigo

A rede Chief Portugal Officers (CPO) nasceu com o propósito de juntar ideias e experiências que contribuam para o crescimento de Portugal aproveitando o melhor que já se faz no tecido empresarial. Os CPO são os protagonistas da edição outubro/novembro da Forbes Portugal que o convidamos a ler.

 

Lisboa celebrou o melhor do espírito empreendedor português. Nos Entrepreneurship Awards 2025, promovidos pela Unicorn Factory Lisboa, empreendedores como Felipe Ávila da Costa, da Infraspeak, Isabel Carapeta, da Simplifyer, e Veronica Orvalho, da Didimo, e startups como Lampsy, Ubbu e ROOTkey foram distinguidos entre os protagonistas que estão a redefinir o futuro da inovação em Portugal.

 

Desde proprietárias de equipas a jogadoras inovadoras e executivas visionárias, as 25 mulheres mais poderosas do desporto nos EUA e que estão a transformar também este universo que é também um mundo de negócios de muitos milhões.

 

Conteúdo do artigo

As 30 equipas da liga de basquetebol norte-americana estão todas a voar acima do aro – com um valor médio de 4,64 mil milhões de euros, graças às vendas recorde dos Lakers e dos Celtics – mas nenhuma está a marcar tantos pontos quanto a equipa de 9,46 mil milhões de euros. Conheça o ranking completo das equipas mais valiosas da NBA em 2025.


🧐 A frase da semana

“Durante muito tempo achei que determinadas situações que tinha, inclusive de análise de redes sociais, tinham a ver com o meu desempenho. Hoje tenho a plena consciência de que tem a ver com o facto de ser mulher”, afirma Alexandrina Cruz, Presidente do Rio Ave FC, à Forbes.


✔️ O positivo

Conteúdo do artigo

Apesar de não ter ganho a última prova da Liga MEO Surf 2025, em Peniche, Francisco Ordonhas sagrou-se campeão nacional de surf pela primeira vez na carreira, aos 20 anos. O título feminino já tinha ficado decidido na etapa anterior, indo para Teresa Bonvalot. No ténis, esta semana, Francisco Cabral tornou-se o português mais bem classificado de sempre num ranking ATP, depois de subir ao 23º lugar da hierarquia de pares, um dia após perder a final do torneio de Viena.

❌ O negativo

Notícias de despedimentos também ensombraram a semana. A Amazon, a segunda maior empregadora dos Estados Unidos vai automatizar o seu negócio até 2033, o que pode implicar o desaparecimento de 600 mil postos de trabalho. Para já, estão na calha 30 mil despedimentos. Por cá, a Bosch de Braga vai entrar em ‘lay-off’, a partir de novembro e “até presumivelmente” abril de 2026, uma decisão que vai afetar 2.500 trabalhadores, devido à escassez de componentes para peças eletrónicas, anunciou a empresa.


📖 A LER

Conteúdo do artigo

Na reta final do bicentenário de Camilo Castelo Branco, a Livraria Lello e os Museus da Faculdade de Medicina replicam o momento em que o escritor descobre que iria viver cego até ao fim dos seus dias. O objetivo do encontro é refletir sobre as barreiras de escrever com cegueira progressiva e explorar novas dimensões do escritor, como os desafios de saúde mental que enfrentou.

📻 A OUVIR

Com ajuda da inteligência artificial, o Palácio de Versalhes lançou uma aplicação através da qual é possível “falar” com as estátuas dos seus jardins e ouvir histórias contadas pelas mesmas. O projeto contou com a colaboração da Ask Mona e a OpenAI.

🎥 A VER

Conteúdo do artigo

“Longevidade – motor de oportunidades globais: um fórum para Europa e Américas” é o tema central da 2ª edição do EuroAmericas Forum 2025, conferência promovida pelo Conselho da Diáspora Portuguesa e que decorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, na Nova SBE, em Carcavelos.

🍲A SABOREAR

Edição limitada de vinho do produtor Quanta Terra criada em colaboração com o artista Vhils já vendeu 60% das garrafas. Uma das garrafas foi leiloada para fins solidários, com a receita a reverter para os Bombeiros Voluntários de Favaios, no Douro.

Bom fim de semana!!

Mais Artigos