🗞️ 7 notícias a não esquecer
O grupo Nabeiro-Delta Cafés lançou a nova Delta House, que reúne as marcas alimentares sob uma identidade única. Esta estratégia, garante o seu CEO, Rui Miguel Nabeiro, ajudará a subir os “12 andares” que faltam até ao Top10 das maiores empresas de café do mundo.
O economista Álvaro Santos Pereira foi o nome apresentado pelo Governo, após o Conselho de Ministros, para substituir o atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.
A fintech Revolut, fundada em Londres em 2015, acaba de anunciar que tem, a partir de hoje, uma sucursal em Portugal e que disponibiliza um IBAN (número de conta bancária) nacional.
A BlaBlaCar é plataforma que permite a poupança de gastos com combustíveis fósseis, através da partilha de viagens. A BlaBlaCar é utilizada por cerca de 30 milhões de membros ativos que combinam boleias em cerca de 21 mercados, através da utilização da tecnologia. Conheça melhor como funciona esta plataforma.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) indica que o mercado livre de eletricidade ganhou mais 10.436 clientes em maio, face a abril. Quem são os comercializadores de eletricidade com maior quota de mercado?
O presidente executivo da empresa OpenAI, Sam Altman, alertou o setor financeiro norte-americano para uma “significativa crise de fraude iminente” devido à capacidade de ‘clones’ de inteligência artificial imitarem a voz humana para contornarem verificações de segurança e movimentarem dinheiro.
O CEO da Astronomer, Andy Byron, abandonou o unicórnio de tecnologia depois de ter sido visto abraçado, não à sua mulher (Megan Kerrigan), mas à sua chefe de recursos humanos (Kristin Cabot) num concerto dos Coldplay esta semana, com o momento embaraçoso a tornar-se viral nas redes sociais.
🧐 A frase da semana
“Podemos desbloquear o potencial de África e desenvolver as políticas do progresso” destacou António Calçada de Sá, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, na abertura do EurAfrican Forum 2025, na Nova SBE, em Carcavelos, conferência que contou com o Jornal Económico, a Forbes Portugal e a Forbes África Lusófona como media partners.
✔️ O positivo
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, criticou as grandes potências mundiais por quererem apenas estabelecer relacionamentos com os grandes países africanos “quando é tão importante que se relacionem com os pequenos países”. E justificou esta teoria: “Nestes, um investimento de 10 milhões de dólares tem uma repercussão brutal e pode elevar os patamares de desenvolvimento para níveis inacreditáveis. É muito importante investir para neste grupo de duas dezenas de países porque vão ser catalisadores do desenvolvimento dos países que estão à volta. Implica um esforço pequeno para grandes investidores e pode ter grande repercussão”, destacou na 8ª edição do EurAfrican Forum 2025.
❌ O negativo
A PSP e a Deco alertam para o crescimento do fenómeno do “spoofing”, técnica usada em burlas informáticas que falsifica números de telefone para enganar as vítimas, e pedem reforço da proteção legal e maior consciencialização dos consumidores.
📖 A LER
Nomeado na categoria de Sustentabilidade & Inovação Social na Classe de 2024 da lista 30 Under 30, da Forbes Portugal, João Maria Botelho continuou o seu percurso como voz ativa na luta por um presente e futuro mais sustentável ao longo deste último ano. Prova disso é o seu projeto mais recente: a coordenação e escrita do livro Estudos Sobre ESG (Environmental, Social & Governance) – Desafios Atuais e Futuros. A Forbes falou com João Maria sobre este livro e sobre a sua presença em Bonn, na conferência que antecede a COP.
📻 A OUVIR
Há quarenta anos, a música abraçou a solidariedade e entrou para a história quando dois concertos simultâneos, em Londres e Filadélfia, angariaram fundos para o combate à fome em África. Revisitamos o Live Aid que teve um alcance enorme, impulsionando mais ações de beneficência à escala global.
🎥 A VER
O filme “Superman” dominou as bilheteiras norte-americanas pelo segundo fim de semana consecutivo, arrecadando qualquer coisa 57 milhões de dólares, transformando o filme num êxito essencial para a marca DC Universe e para a Warner Bros.
🍲 A SABOREAR
A Granvinhos acaba de lançar três novos vinhos verdes produzidos na Quinta de S. Salvador da Torre, em Viana do Castelo, consolidando a sua presença na região e apostando no potencial da casta Loureiro. Desenvolvidos em parceria com o enólogo Anselmo Mendes, os novos rótulos refletem a diversidade do terroir da propriedade adquirida em 2023.
Bom fim de semana!!