TOP of the WEEK: Entre ruturas tecnológicas e novas fortunas

🗞️ 7 notícias a não esquecer Sempre que há mudança de tecnologia, ou uma revolução tecnológica, as indústrias abalam. Aconteceu inúmeras vezes na história da humanidade, de que a passagem recente do analógico ao digital é só um exemplo. Muitas marcas analógicas não conseguiram assegurar com sucesso as transições tecnológicas e perderam terreno. Algumas até desapareceram.…
ebenhack/AP
Da eletrificação que está a abalar a indústria automóvel europeia ao investimento em unicórnios, passando pela ascensão de novas plataformas digitais e pelo debate em torno das grandes fortunas, a semana ficou marcada por sinais claros de mudança estrutural na economia global.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

Sempre que há mudança de tecnologia, ou uma revolução tecnológica, as indústrias abalam. Aconteceu inúmeras vezes na história da humanidade, de que a passagem recente do analógico ao digital é só um exemplo. Muitas marcas analógicas não conseguiram assegurar com sucesso as transições tecnológicas e perderam terreno. Algumas até desapareceram. A indústria automóvel europeia está, igualmente, a atravessar uma fase de mudanças com a eletrificação e esta semana houve sinais desses desafios, com o encerramento de uma relevante fábrica e novidades legislativas de Bruxelas que vieram baralhar as contas, isto num contexto de guerra comercial imposta pela administração de Donald Trump. Temos uma análise do que se passa e uma projeção de qual será o comportamento do setor automóvel à escala global em 2026.

 

Nasceu em 2013, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, pela mão e Mikita Mikado, atual CEO e Serge Barysiuk, CTO. A PandaDoc, plataforma especializada em automatização de documentos e que oferece uma solução completa para gestão de contratos, alcançou o estatuto de unicórnio em 2021, ao atingir uma avaliação de mercado superior a mil milhões de dólares. A PandaDoc acaba agora de anunciar que a portuguesa Indico Capital Partners, liderada por Stephan de Moraes, investiu cinco milhões de euros no seu negócio.

 

Numa sociedade em que a pressão pelo desempenho começa cada vez mais cedo, a Junitec afirma-se como um espaço onde errar não é sinónimo de falhar. Sob a liderança de Margarida Loureiro, a júnior empresa do Instituto Superior Técnico reforça uma cultura de aprendizagem prática, inovação tecnológica e proximidade ao mercado, apostando na formação de talento que aprende fazendo e crescendo com cada tentativa.

Conteúdo do artigo

A FlamAid nasceu em Barcelona e a Forbes Annual Summit de 2025 foi a primeira oportunidade de Julieta Rueff, fundadora e diretora executiva do projeto, para partilhar a história da empresa em português e, como descreveu, “em casa”. Temos a história deste projeto e do objetivo, aparentemente inusitado, mas devidamente explicado, de Rueff “chegar à bancarrota”.

 

Conteúdo do artigo

A tecnológica portuguesa Bloop lançou oficialmente a sua plataforma de “rede social de e-commerce”, indicando que, através do conceito de “social shopping”, a previsão é que sejam geradas mais quatro compras/ano do que no e-commerce tradicional por cada utilizador.

 

Chegou às livrarias “Como investir no negócio Imobiliário” pela mão da Ideias de Ler (Grupo Porto Editora). À Forbes, o autor Bruno Nunes Coelho “abre o livro” para desvendar alguns dos segredos para se conseguirem bons negócios e explicar como se conseguem identificar boas oportunidades e quais são os erros mais frequentes.

 

Conteúdo do artigo

Elon Musk acaba de ultrapassar um marco nunca antes alcançado, ao tornar-se a primeira pessoa da história com uma fortuna avaliada em pelo menos 600 mil milhões de dólares (cerca de 511 mil milhões de euros), impulsionada por uma nova avaliação da SpaceX que aproxima o empresário do estatuto de trilionário. Entretanto, uma nova série documental sobre a digressão Eras Tour voltou a colocar Taylor Swift no centro do debate sobre a ética da acumulação de riqueza, depois de revelar a generosa distribuição de bónus milionários à equipa da tournée, levando fãs a defendê-la como um caso raro de “bilionária ética”.


🧐 A frase da semana

No Dia Internacional dos Migrantes, o Presidente da República defendeu que Portugal é o produto de migrações e assinalou que os migrantes desempenham “papéis críticos nos mercados de trabalho” e impulsionam “a inovação e o empreendedorismo”.


✔️ O positivo

Conteúdo do artigo

O regresso da Fórmula 1 a Portugal é uma aposta com retorno económico assinalável, capaz de mobilizar turismo, investimento e visibilidade global num único fim de semana. O Governo já fez as contas e adianta os milhões que podem estar em causa.

❌ O negativo

.Rob Reiner, realizador de alguns filmes marcantes do cinema norte-americano das últimas décadas, como When Harry Met Sally, The Princess Bride e Stand By Me, foi encontrado morto na sua residência em Los Angeles, num caso que levou à detenção do filho, Nick Reiner, por suspeita de homicídio.


📖 A LER

Salman Rushdie, Olga Tokarczuk e Margaret Atwood são alguns dos escritores confirmados para estar no Babell – Cidade-Livro, o novo festival literário do Porto, que acontece entre 24 e 30 de junho do próximo ano.

📻 A OUVIR

Conteúdo do artigo

Um raro violino “Del Gesù”, criado pelo mestre Bartolomeo Giuseppe Guarneri entre 1727 e 1730, foi vendido esta terça-feira em Paris por 2,3 milhões de euros. Noutro género musical, soube-se que o catálogo musical do rapper Curtis Jackson, conhecido como 50 Cent, teve um grande aumento nas transmissões na semana seguinte ao lançamento da sua esperada série documental sobre o rival Sean “Diddy” Combs, cuja música também registou um aumento nas transmissões durante o mesmo período.

🎥 A VER

A cerimónia dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, vai passar a ser transmitida na plataforma digital YouTube a partir de 2029, revelou a Academia de Cinema dos Estados Unidos.

🍲A SABOREAR

O Guia Michelin, referência global na avaliação da excelência gastronómica através das suas estrelas, vai alargar o seu sistema de distinções ao universo do vinho, passando a classificar produtores vitivinícolas de todo o mundo com a nova distinção Uvas Michelin, cuja primeira seleção será apresentada em 2026.

Bom fim de semana!!

Mais Artigos