A cantora Tina Turner morreu aos 83 anos de doença prolongada, adiantou hoje o seu porta-voz.
“Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’ morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça”, revelou o seu representante em comunicado citado pelo canal de televisão Sky News.
“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo”, acrescentou.
Percurso desta lenda da música
Tina Turner ganhou destaque internacional com o duo Ike & Tina Turner Revue, no qual fazia parte com o seu, na altura, marido. A dupla lançou canções como “Proud Mary”, que correram o mundo inteiro.
Tina Turner esteve casada 16 anos com Ike Turner, de quem acabou por se divorciar por este ser emocional e fisicamente abusivo com ela.
Desfeito o duo, em 1976 – o casal divorciou-se em 1978 -, Turner continuou uma carreira a solo de grande sucesso, produzindo músicas como “What’s Love Got To Do With It”, “Better Be Good To Me” e “We Don’t Need Another Hero”.
A vida e a carreira de Tina Turner inspiraram um filme de cariz biográfico, What’s Love Got To Do With It, lançado em 1993, que tinha Angela Bassett como atriz principal.
O musical Tina, um tributo à vida da cantora chegou à Broadway e ao West End. Foi ainda realizado um documentário Tina, que estreou em 2021 e foi indicado para um Emmy.
Em janeiro último, a revista Rolling Stone classificou Tina Turner como sendo a 55ª maior cantora de todos os tempos. A artista já vendeu mais de 100 milhões de discos, ganhou oito prémios Grammy e recebeu um Grammy Lifetime Achievement Award.