A Universal Music Group e o TikTok anunciaram um novo acordo de licenciamento, permitindo que o catálogo de músicas da grande gravadora retorne à plataforma e encerrando um impasse de três meses.
A UMG disse que está “a trabalhar rapidamente” para trazer o seu catálogo de música e artistas de volta ao TikTok “no devido tempo”, mas não disse quando isso aconteceria.
A editora acrescentou que o “acordo de licenciamento multidimensional” trará benefícios “significativos”, incluindo uma melhor remuneração para os compositores e artistas da editora.
As empresas afirmaram que estão a colaborar em novas ferramentas promocionais e de monetização para artistas, incluindo as funcionalidades de compras online e de compra de bilhetes.
As empresas também trabalharão juntas para garantir que qualquer desenvolvimento de IA proteja “a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”.
O TikTok também se comprometeu a retirar “música não autorizada gerada por IA” e a melhorar a “atribuição de artistas e compositores”, como parte do acordo.
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)