Há gostos para tudo e nas redes sociais, por norma, há conteúdo para todos os gostos, mas a verdade é que há temas que atraem mais pessoas do que outros. Foi o que aconteceu no TikTok em 2023, o ano em que os life hacks, as músicas nostálgicas para recordar bons momentos e os pequenos negócios prósperos tiveram mais destaque que qualquer outro tema.
“O ano de 2023 viu a nossa comunidade TikTok, com mais de mil milhões de pessoas, a recorrer regularmente à nossa plataforma em busca de comunidade, surpresa e encanto. Numa época em que as histórias se tornaram previsíveis, o TikTok destacou-se ao mostrar criatividade sem um início, meio ou fim típico. Em 2024, vamos assistir à comunidade TikTok desenvolver-se de formas que nunca vimos antes. Impulsionada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem. A creative bravery será incorporada no nosso quotidiano”, afirmou Sofia Hernandez, Global Head of Business Marketing do TikTok.
Segundo dados do relatório de tendências “TikTok What’s Next 2024”, o destaque em 2024 irá para essa mentalidade a que a plataforma chama de “Creative Bravery”. É, no fundo, o momento em que as marcas optam pela curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem e as incorporam na sua estratégia na rede social.
De uma forma mais concreta, são estes os padrões de conteúdo que vão marcar este ano: curiosidade aguçada, narração de histórias, construção de confiança.
A primeira porque quem entra no TikTok não vai em busca de apenas uma coisa, acabando sempre por encontrar várias respostas possíveis. “Cada curiosidade e interesse leva a perspetivas relevantes, descobertas inexploradas e ações na vida real, graças a uma combinação perfeita de descoberta e uma mentalidade ativa. Na verdade, os utilizadores do TikTok têm 1,8 vezes mais probabilidade de concordar que o TikTok os introduz a novos temas de que nem sabiam que gostavam”, lê-se em comunicado.
Os mais criativos irão criar e procurar a narração de histórias, ou a tendência conhecida como “delulu” na plataforma. “Os finais das histórias estão a começar antes do início. Vários enredos podem desenrolar-se ao mesmo tempo. Comunidades estão a inventar celebridades e narrativas fictícias. Enraizado na cultura de fãs, #delulu é uma mistura de fantasia e manifestação”, diz.
E por fim, a construção de confiança. “Observa-se uma crescente falta de confiança entre os consumidores e as marcas, impulsionando o público a procurar envolvimento para lá de uma venda única. Procura-se que as marcas liderem uma mudança social positiva e transparente. Estabelecer uma confiança clara na marca e valores tornou-se indispensável. No TikTok, as marcas têm um canal aberto de comunicação com os seus consumidores e comunidade”, conclui.