Nas próximas semanas, cada conta de Tik Tok pertencente a um utilizador com idade inferior a 18 anos terá automaticamente definido um limite de tempo diário de 60 minutos no ecrã.
Explicam os responsáveis da empresa que a decisão do limite de tempo permitido para adolescentes teve em conta uma investigação académica recente e informações dos peritos do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston (EUA).
“Embora não exista um consenso sobre quanto tempo é considerado ‘demasiado’, ou até mesmo o impacto do tempo de ecrã de uma forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes tendencialmente necessitam de algum apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, comenta a empresa.
Neste caso, se o limite de 60 minutos for atingido, os adolescentes serão solicitados a introduzir um código de acesso para poderem continuar a observar o Tik Tok, exigindo-lhes que tomem uma decisão ativa no sentido de prolongar esse tempo.
“Estudos mostram também que ter uma maior consciência da forma como passamos o nosso tempo pode ajudar-nos a ser mais intencionais nas decisões que tomamos. Com esta ferramenta, estamos também a incitar os adolescentes a definir um limite de tempo diário em frente ao ecrã, se pretendem desligar terminados os 60 minutos predefinidos ou passarem mais de 100 minutos no TikTok num só dia”, afirma o TikTok que acrescenta que, todas as semanas enviará ainda uma notificação de resumo do tempo passado em frente ao ecrã a cada conta de adolescente.
“Estudos mostram também que ter uma maior consciência da forma como passamos o nosso tempo pode ajudar-nos a ser mais intencionais nas decisões que tomamos. Com esta ferramenta, estamos também a incitar os adolescentes a definir um limite de tempo diário em frente ao ecrã, se pretendem desligar terminados os 60 minutos predefinidos ou passarem mais de 100 minutos no TikTok num só dia”, afirma o Tik tok que acrescenta que, todas as semanas enviará ainda uma notificação de resumo do tempo passado em frente ao ecrã a cada conta de adolescente.
A empresa refere ainda ter acrescentando três novas características ao Acompanhamento Familiar:
Limites diários de tempo de ecrã personalizados: os encarregados de educação poderão utilizar o Acompanhamento Familiar para personalizar o limite de tempo diário do ecrã para os adolescentes – incluindo a escolha de diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana –, dando assim às famílias mais opções para combinar o tempo do ecrã com os horários escolares, pausas de férias, ou viagens familiares.
– Painel de controlo da hora do ecrã: no Acompanhamento Familiar é agora possível ter acesso ao painel de tempo de utilização de ecrã, o qual fornece resumos do tempo de utilização da aplicação, o número de vezes que o TikTok foi aberto, e uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite.
– Notificações silenciosas: a empresa está a introduzir uma nova ferramenta que permite aos encarregados de educação definir um horário para silenciar as notificações para adolescentes. As contas de utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos não recebem notificações push depois das 21h00. Os criadores que tenham entre 16 e os 17 anos têm notificações push desativadas a partir das 22h00.
O TikTok refere que está ainda a trabalhar num lembrete de sono para ajudar as pessoas a planearem mais facilmente quando quiserem estar offline à noite. Os utilizadores podem definir uma hora, e quando esta for alcançada, um pop-up irá lembrá-las que é hora de desligar.