‘The Missing Thread’: exposição sublinha a contribuição única da cultura afro-britânica à história do design

Intitulada The Missing Thread, e sob a curadoria da Black Orientated Legacy Development Agency (BOLD), a nova exposição, em Londres, explora a história e o papel da progressão da cultura afro-britânica no mundo da moda. Localizada na Somerset House, a exibição abrange toda a década dos anos 70 até aos dias de hoje. Nela, pode-se…
ebenhack/AP
'The Missing Thread': exposição, em Londres, sublinha a contribuição única da cultura negra britânica à próspera história do design do Reino Unido. Desde 1970 até hoje.
Arte Forbes Life

Intitulada The Missing Thread, e sob a curadoria da Black Orientated Legacy Development Agency (BOLD), a nova exposição, em Londres, explora a história e o papel da progressão da cultura afro-britânica no mundo da moda.

Vestido usado pela Princesa Diana, em 1987, de Bruce Oldfield. Fotografia de David Parry.

Localizada na Somerset House, a exibição abrange toda a década dos anos 70 até aos dias de hoje. Nela, pode-se aprender mais sobre como o cenário cultural, político e socioconómico dos séculos XX e XXI, moldou black british fashion e, consequentemente, a cultura da moda dominante.

A exposição põe em destaque, e oferece contexto, ao profundo e riquíssimo impacto da criatividade africana na moda, através de música, design, arte e fotografia.

Fotografia: SOMERSET HOUSE.

Apesar desta influência ser várias vezes referenciada, a verdade é que poucas vezes lhe é dada o reconhecimento devido. The Missing Thread tenta “corrigir” esta situação, celebrando as visões únicas e o impacto de uma geração (muitas vezes invisível) de ‘criativos’ africanos pioneiros a quem foi negado acesso à indústria da moda. Ou que, em casos de sucesso, tiveram as suas contribuições deturpadas ou excluídas da história da moda britânica.

Fotografia: SOMERSET HOUSE.

Através de quatro temas distintos (casa, alfaiataria, performance e vida noturna), a exposição conta a história desta mesma criatividade aludindo aos espaços que inspiraram e permitiram que a cultura da moda e do design afro-britânico se desenvolvesse nos seus próprios termos.

Mais do que uma exposição de moda, The Missing Thread é uma lição de história para todos nós. A exposição vai estar aberta até ao dia 7 de janeiro de 2024.

Fotografia: Guy Bell/Shutterstock.

Mais Artigos