O grupo hoteleiro português, The Editory Collection Hotels, anunciou um investimento de 20 milhões de euros para abrir o The Editory Ocean Way Funchal, sendo esta uma estreia da marca no Arquipélago da Madeira. A nova unidade de cinco estrelas abre ao público com uma oferta de 98 quartos, dois restaurantes, SPA e três piscinas.
O The Editory Ocean Way Funchal resulta da reabilitação de um edifício que antes já era um hotel e que se encontrava encerrado há mais de oito anos. Em comunicado, o grupo hoteleiro detido pela Sonae refere que, com esta transformação, o imóvel renasce “com uma proposta de hotelaria urbana e contemporânea, profundamente inspirada na identidade madeirense”.
No mesmo comunicado pode ler-se que a operação do The Editory Ocean Way Funchal representa “um investimento relevante na recuperação e modernização do edifício e na sua transformação num hotel cinco estrelas de nova geração promovida pelo Grupo Interpatium, representando um investimento global de 20 milhões de euros partilhado entre proprietário e operador”.
A nova unidade hoteleira é responsável pela criação de cerca de 50 postos de trabalho, desde áreas operacionais (alojamento, restauração, manutenção) a funções de coordenação e de gestão.
O grupo hoteleiro detalha que mais de 95% das posições serão preenchidas por pessoas residentes na ilha, “reforçando o compromisso do grupo The Editory Collection Hotels com a dinamização económica local, a retenção de talento madeirense e a valorização da hospitalidade genuína que caracteriza o destino”.
A marca explica ainda que no The Editory Ocean Way Funchal, “a ligação à Madeira reflete-se na paleta cromática e nos materiais que evocam o Atlântico, a vegetação exuberante e a luz da ilha e o compromisso com a hospitalidade traduz-se em equipas maioritariamente compostas por residentes, com formação orientada para a cultura local e uma programação pensada para aproximar hóspedes da oferta local, reforçando a ligação com a comunidade”.
Na restauração, o ABRA oferece “uma cozinha de inspiração local, centrada em produto fresco e de época, não faltam referências emblemáticas da ilha como o peixe-espada-preto com banana ou o polvo e o marisco numa abordagem contemporânea”. No rooftop do hotel localiza-se ainda o bar Afe-nafe.
A cadeia The Editory Collection Hotels reúne uma coleção de unidades em destinos como Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Lagos e, agora, Funchal.





