Tesla é ultrapassada pela BYD na Europa, mas continua a ser a mais valiosa do mundo. BYD está já em quarta posição

As notícias não deixam margem para dúvidas: o envolvimento de Elon Musk nas políticas da Casa Branca, nomeadamente na guerra comercial que afetou a Europa, prejudicou as vendas da Tesla no velho continente. Segundo um relatório da consultora JATO Dynamics, os dados do mês de abril mostram que a procura de carros elétricos na Europa…
ebenhack/AP
Marca vende menos na Europa, mas é de longe o fabricante automóvel mais valioso do mundo em Bolsa, sendo a única marca com uma capitalização bolsista de um bilião de dólares. À boleira disso, Elon Musk voltou a ver a sua fortuna subir para valores anteriores a janeiro último.
Negócios

As notícias não deixam margem para dúvidas: o envolvimento de Elon Musk nas políticas da Casa Branca, nomeadamente na guerra comercial que afetou a Europa, prejudicou as vendas da Tesla no velho continente. Segundo um relatório da consultora JATO Dynamics, os dados do mês de abril mostram que a procura de carros elétricos na Europa aumentou 28% em abril relativamente ao ano passado, impulsionados principalmente pelas marcas de automóveis chinesas. O relatório mostra ainda que a marca chinesa BYD vendeu 7.231 veículos elétricos (BEV) no mercado europeu, enquanto a Tesla entregou 7.165 unidades no mesmo mês. Se forem tidos em conta também os veículos híbridos plug-in, o desempenho da BYD foi ainda mais forte, já que comercializou na Europa 12.525 unidades no mês analisado.

Este é um momento decisivo para o mercado automóvel europeu, já que a Tesla há anos que domina o mercado europeu de veículos elétricos, e a BYD apenas iniciou oficialmente as suas operações no final de 2022.

Para a BYD este valor representou um impressionante crescimento de 169% nas vendas desde o início do ano. Já a Tesla, viu as suas entregas caírem 49% nestes quatro primeiros meses do ano – em Portugal, as vendas da marca norte americana caíram 26% no primeiro trimestre do ano. A BYD já tinha ultrapassado a Tesla a nível mundial, mas na Europa a marca norte-americana era ainda dominante, até abril. Segundo declarações à Reuters, Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, este é um momento decisivo para o mercado automóvel europeu, já que a Tesla há anos que domina o mercado europeu de veículos elétricos, e a BYD apenas iniciou oficialmente as suas operações no final de 2022.

Tesla vale atualmente mais de um bilião de dólares

Porém, apesar destes resultados, nem valor da Tesla caiu, nem a fortuna de Elon Musk está a ser beliscada, já que continua a subir nas últimas semanas, para valores próximos do final do ano passado. Segundo a lista da Forbes, atualizada ao dia, Elon Musk vale agora cerca de 416,4 mil milhões de dólares (366,3 mil milhões de euros), depois de a sua avaliação ter caído nos primeiros meses do ano, prejudicada pela queda das Bolsas, como reação às políticas comerciais de Donald Trump. Na lista anual da Forbes Internacional, calculada com base nos valores de janeiro último, a sua avaliação era de 342 mil milhões de dólares (cerca de 300 mi milhões de euros).

Marcas chinesas a crescer: a Xiaomi, com 176 mil milhões de dólares (154,9 mil milhões de euros) de capitalização bolsista está em terceiro e a BYD  em quarta posição com 175 mil milhões de dólares (153,9 mil milhões de euros) das mais valiosas em Bolsa.

Já a Tesla continua a ser fabricantes de automóveis mais valiosa em Bolsa, segundo o site CompaniesMarketCap, sendo a única que atinge a casa dos biliões de dólares: ao dia de hoje a capitalização bolsista da marca está em 1,1 biliões de dólares (cerca de 968 mil milhões de euros), a larga distância da Toyota, a segunda classificada, que vale em bolsa apenas 238,3 mil milhões de dólares (210 mil milhões de euros).

As duas marcas seguintes neste ranking mundial são chinesas e conseguem estar à frente da Ferrari: a Xiaomi, com 176 mil milhões de dólares (154,9 mil milhões de euros) de capitalização bolsista e a BYD que já alcançou a quarta posição com 175 mil milhões de dólares (153,9 mil milhões de euros). Em quinto, a marca italiana de desportivos de luxo, vale 89,1 mil milhões de dólares (cerca de 78,4 mil milhões de euros).

Nesta lista, fabricantes europeus, como a Stellantis, que agrega 14 marcas automóveis, agora na 18º posição do mundo, com um valor de mercado de apenas 31 mil milhões de dólares (cerca de 27,3 mil milhões de euros), estão a perder terreno.

Mais Artigos