Tesla aprova prémio em ações para Elon Musk ficar na Tesla. Valor proposto é exorbitante

A Tesla aprovou a atribuição de um prémio em ações no valor de cerca de 29 mil milhões de dólares (cerca de 25 mil milhões de euros) a Elon Musk, revelou a empresa num documento da SEC (Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), numa iniciativa que surge depois de…
ebenhack/AP
Prémio de quase 30 mil milhões de dólares foi aprovado pelo comité especial do conselho de administração da empresa para "incentivar Elon Musk a permanecer na Tesla". Acionistas votam medida em novembro.
Negócios

A Tesla aprovou a atribuição de um prémio em ações no valor de cerca de 29 mil milhões de dólares (cerca de 25 mil milhões de euros) a Elon Musk, revelou a empresa num documento da SEC (Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), numa iniciativa que surge depois de um juiz ter anulado um anterior pacote salarial multibilionário concedido ao CEO centibilionário que lidera o fabricante de automóveis.

No documento regulamentar, a empresa informou que estava a conceder 96 milhões de ações ordinárias a Musk como prémio provisório.

Numa carta aos acionistas partilhada através da conta X da Tesla, o comité especial do conselho de administração da empresa disse que o prémio em ações era um pagamento de “boa fé”.

O comité que inclui o presidente da Tesla, Robyn Denholm, e a membro do conselho Kathleen Wilson-Thompson explicou a posição aos acionistas: “Sabemos que uma de suas principais preocupações é manter as energias de Elon focadas na Tesla”, e o prémio em ações foi “um primeiro passo crítico para atingir esse objetivo”.

Como o caso legal sobre o pacote de pagamento anterior de Musk permanece pendente no tribunal, o comité disse que “deliberou cuidadosamente” para conceder este prémio provisório de ações a Musk tem como pano de fundo “a guerra de talentos de IA cada vez mais intensa e a posição de Tesla num ponto de inflexão crítico”.

A declaração observou que uma “estratégia de compensação do CEO de longo prazo” para Musk será submetida a uma votação dos acionistas na reunião anual da empresa em 6 de novembro.

Na carta aos acionistas, os membros do comité referiram que: “Embora reconheçamos que os empreendimentos comerciais, interesses e outras potenciais exigências de tempo e atenção de Elon são extensos e abrangentes, estamos confiantes de que este prémio irá incentivar Elon a permanecer na Tesla.” Os membros do conselho também observaram: “Perder Elon não significaria apenas a perda dos seus talentos, mas também a perda de um líder que é um ímã para contratar e reter talentos na Tesla.”

Como o anúncio impactou o preço das ações da Tesla?

A notícia deste prémio, fez disparar a cotação da Tesla. As ações da empresa subiram acentuadamente nas negociações pré-mercado na manhã de segunda-feira para US $ 309.31, um aumento de 2.21% em relação ao fecho de sexta-feira. O preço das ações da Tesla caiu mais de 20% desde o início deste ano.

A fortuna de Musk

O património líquido atual de Musk é de 398 mil milhões de dólares, de acordo com as estimativas da Forbes. De acordo com a lista dos bilionários em tempo real, Musk é a pessoa mais rica do mundo por uma margem significativa, à frente do fundador da Oracle, Larry Ellison, do fundador e diretor executivo da Meta, Mark Zuckerberg, e do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

com Siladitya Ray/Forbes Internacional

Mais Artigos