O Comendador Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés, morreu hoje aos 91 anos, vítima de doença respiratória. O império que construiu em Campo Maior é um legado que deixa aos filhos e netos que hoje já assumem os destinos da multinacional portuguesa.
O neto, Rui Miguel Nabeiro, é o atual presidente executivo da Delta Cafés, que não esconde o orgulho e responsabilidade em envergar o legado do avô. Na edição de outubro/novembro em que o Comendador Rui Nabeiro foi capa da FORBES o gestor assumiu que ser descendente desta figura carismática “é uma responsabilidade porque ter o senhor Rui Nabeiro na família e a comandar as tropas é obviamente uma responsabilidade muito grande porque é uma figura adorada por todos os portugueses”.
Rui Miguel Nabeiro referiu que, em termos pessoais, prendeu tudo com o avô. “Não há nada que eu possa dizer sobre a minha forma de ser que não seja o caminho e os valores que a minha família toda tem e transporta e que são sobretudo os dele”. Do ponto de vista profissional, “aprendi que na vida e no comércio temos de saber estar, saber relacionar, temos de ser oportunos nos momentos em que devemos fazer as coisas”. O CEO da Delta Cafés destacou ainda que outra característica que herdou do fundador da empresa de Campo Maior é a capacidade de “sermos próximos das pessoas e obviamente saber comunicar e estar com os outros. A partir daí tudo o que é técnico há de vir porque o papel é só de liderança”.
Rui Miguel Nabeiro lembrava ainda que, mesmo que aposte em fazer o seu caminho e que haja diferenças na forma de trabalhar, havia uma forte complementaridade com o avô. Mas a expetativa que reiterava era que “acima de tudo que ele tenha orgulho do meu trabalho porque eu tenho muito orgulho do que ele já fez”.