As empresas de telecomunicações estão cada vez mais maduras na adoção da Inteligência Artificial (IA), e consideram a mesma um ativo estratégico no negócio e não apenas uma tecnologia auxiliar. Segundo o Relatório Ascendant sobre Maturidade Digital 2024, da Minsait (Indra), 57% das organizações deste setor contam com uma gestão de topo que possui uma visão clara da IA, e integram-na nos seus planos estratégicos. Além disso, 85% das empresas afirmam ter o talento necessário internamente para implementar a IA. Todas assumem possuir os recursos externos adequados para desenvolver casos de uso específicos.
Entre as aplicações exclusivas da IA no setor, destaca-se a gestão de redes, com 67% das empresas de telecomunicações a implementarem a tecnologia para projetar, planear e otimizar o desempenho, a segurança e a fiabilidade da rede. A IA é utilizada para detetar e resolver problemas, prever e prevenir falhas, e adaptar a oferta à procura, o que demostra o potencial dessa tecnologia em áreas críticas do setor.
No mercado das telecomunicações, 73% das empresas estão a concentrar os seus esforços na área do marketing, especialmente na personalização dos conteúdos das campanhas. Ao analisar as preferências, comportamentos e necessidades dos clientes, as empresas conseguem oferecer promoções personalizadas e prever o abandono de clientes. A otimização das operações também é uma prioridade, com 67% das empresas a utilizar IA para analisar possíveis melhorias nos serviços, e 40% já estão a trabalhar com assistentes virtuais e chatbots para oferecer um atendimento personalizado e eficiente aos seus clientes.
O estudo da Minsait também revela ainda que a principal motivação para 67% das empresas do setor em integrar a IA nas suas operações é o aumento da eficiência dos processos internos, enquanto 47% considera a melhoria da experiência do cliente como uma das razões mais relevantes para a sua implementação. Este panorama reflete a crescente importância da IA como um facilitador essencial para que as empresas de telecomunicações entreguem valor aos seus utilizadores, enquanto gerem os seus ativos de forma eficiente.